O Mundo em resumo – 21 de Março

Polícia francesa cerca suspeito de atentados contra judeus e militares franceses. Mitt Romney vence destacado primárias no Illinois. Ban Ki-moon, advertiu hoje que o conflito sírio é «extremamente perigoso» pois poderá consequências globais. A actualidade internacional em revista.

europa:

frança – mohamed merah, um jovem de 24 anos, é o principal suspeito pela vaga de terror que assolou a frança nas últimas semanas. a polícia cercou a residência deste jovem de ascendência magrebina e o libération segue a operação em directo, depois de o identificar com a ajuda de 200 investigadores. noutro incidente, rebentou uma bomba junto à embaixada indonésia em paris, sem que provocasse qualquer ferido.

espanha – no dia seguinte à condenação por corrupção de jaume matas, dirigente do partido popular que foi presidente do governo das baleares, o partido do governo espanhol tenta apagar as ligações ao seu antigo dirigente.

rússia – um tribunal russo rejeitou o apelo à proibição de venda de um dos livros sagrados do hinduísmo. um tema que havia provocado protestos na índia, país que o ainda presidente dmitri medvedev visitará nos próximos dias.

américas:

eua – finalmente uma vitória convincente para o candidato favorito das primárias republicanas: mitt romney venceu no illinois com 12% de vantagem sobre o seu rival mais directo, rick santorum.

méxico – ainda não se confirmou nenhuma vítima mortal do sismo de magnitude 7.4 que ontem se fez sentir no méxico, destruindo centenas de habitações . o epicentro deu-se a pouco mais de 100 quilómetros da estância turística de acapulco mas foi sentido por mais de 20 milhões de pessoas em todo o país.  

médio oriente:

iraque – a al-qaeda reivindicou os vários ataques que ontem deixaram mais de 40 pessoas em todo o país.

síria – o secretário-geral das nações unidas, ban ki-moon, advertiu hoje que o conflito sírio é «extremamente perigoso» pois poderá consequências globais. o new york times analisa um caso onde não vê o fim à vista.

irão – a secretária de estado norte-americana, hillary clinton, elogiou hoje o facto de 12 países já terem reduzido a sua dependência na compra de petróleo iraniano – estratégia que faz parte das sanções que tentam travar o desenvolvimento do programa nuclear de teerão.

áfrica:

quénia – uma britânica de 56 anos, que há seis meses foi vítima de um sequestro que tirou a vida ao seu marido, foi hoje libertada depois de a família pagar o resgate exigido pelos piratas.

líbia – o governo de trípoli anunciou hoje ter chegado a acordo com as autoridades mauritanas sobre a extradição de abdullah al-senussi, o antigo chefe dos serviços secretos líbios durante o regime de muammar kadhafi.

ásia/pacífico:

china – o governo de pequim anunciou ter tido uma conversa «profunda e franca» com as autoridades da coreia do norte após o anúncio de pyongyang de que irá testar os seus sistemas de lançamentos de longo alcance, oficialmente para colocar um satélite em órbita.

paquistão – o congresso paquistanês exigiu hoje que os estados unidos suspendam de imediato os ataques de aviões não pilotados na região fronteiriça com o afeganistão.

coreias – o presidente norte-americano, barack obama, estará na zona desmilitarizada da península coreana no próximo domingo. o evento faz parte de uma visita de três dias à coreia do sul. 

nuno.e.lima@sol.pt

pedro.guerreiro@sol.pt