Cabo sai beneficiado nas audiências

A queda do share da RTP1 não é a única mudança trazida pelo actual sistema de medição de audiências. O impacto tem-se sentido também nos resultados da televisão paga. Os novos valores mostram uma alteração nos hábitos dos espectadores e um ligeiro aumento no consumo destes canais. Mas se para se chegar ao topo dos…

josé fragoso, director coordenador de programas da tvi, sempre foi muito crítico em relação à ideia de que o cabo está a substituir os generalistas na preferência dos portugueses. «a tendência é obviamente para uma maior dispersão das audiências. mas não se pode comparar canais com 0,1% de share com outros que estão acima dos 20%». o responsável da tvi sublinha que, quando se diz que «alguém está a ver um generalista, essa pessoa está mesmo a ver esse canal; quando se diz que um espectador está a ver o cabo, ele pode estar a ver uma de 150 estações».

para se ter uma ideia da diferença de valores que separa estes dois campeonatos, basta olhar para os programas com maior audiência do ano passado. em 2011, o mais visto do conjunto de canais pagos foi negócios da semana, na sic notícias, com 235 mil espectadores. mas, entre os generalistas, o pódio ficou para o jogo portugal-bósnia (rtp1), que registou 2,6 milhões.

esta diferença é ainda maior quando se comparam os resultados médios dos canais. a sic notícias – que até ao início da medição da gfk era líder no cabo – teve um share anual médio de apenas 2,5%, o que corresponde a cerca de 35 mil espectadores. um número muito abaixo da audiência da rtp2, que em 2011 conseguiu um share médio de 4,5%.

segundo os dados recolhidos pela marktest em 2011, a rtp1 conseguiu um share médio anual de 21,6%, a sic obteve 22,8% e a tvi – a líder – alcançou os 25,7%. os números mostram que há mais pessoas a ver televisão paga: 25,5% de share. mas só se chega a este valor ao somar-se os resultados das centenas de canais que fazem parte dos pacotes das operadoras de televisão paga.

«quando se diz que o cabo bate as generalistas, eu digo que as generalistas batem o cabo. somando os resultados das generalistas, o valor é muitíssimo superior à soma dos outros canais», realça fragoso.

 

disney rouba liderança

os dados medidos pela gfk – que desde 1 de março regista as audiências – revelam que o canal mais visto na televisão paga é o disney channel, com 2,3% de share. o mesmo valor tinha a sic notícias, com o antigo sistema de medição da marktest, quando era líder entre estes canais. aliás, até 1 de março, o programa mais visto do cabo foi emitido por este canal: conversas improváveis, com marcelo rebelo de sousa e ricardo araújo pereira (237 mil espectadores). com a gfk, o programa mais visto foi o filme pecado capital, que passou no hollywood.

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