europa:
frança – uma criança judaica foi agredida numa escola dos subúrbios de paris no dia em que foi anunciado que a escola judaica onde morreram três crianças e um rabino na semana passada tem recebido mails de ódio avisando que o tiroteio foi «apenas o princípio».
rep. irlanda – a irlanda já agendou o seu próximo referendo sobre política europeia: os eleitores responderão à proposta do pacto fiscal de angela merkel a 31 de maio, mas desta vez a vitória do ‘não’ apenas retirará o país do pacto e não paralisará a europa inteira.
reino unido – as autoridades britânicas detiveram um jovem de 21 anos que usou a rede social twitter para gozar com a situação do jogador fabrice muamba, que sofreu um colapso cardíaco durante um jogo a 17 de março. a chacota que vale 56 dias de prisão foi também considerada racista.
américas:
cuba – a visita de três dias do papa bento xvi a cuba terminará amanhã com um encontro entre o líder da igreja católica e fidel castro, anunciou o antigo líder do regime cubano.
estados unidos – com dívidas de milhões de dólares, newt gingrich prefere despedir um terço da sua equipa, incluindo o director de campanha, a desistir da corrida. o antigo speaker do congresso também parece disposto a desistir dos eleitores e apostar nos delegados que marcarão presença na convenção nacional que determinará o candidato republicano.
chile – um estudante chileno de 24 anos e assumidamente homossexual que foi agredido brutalmente por um grupo de neo-nazis morreu ontem num hospital após 25 dias de internamento. o caso está a despoletar uma onda de solidariedade neste país da américa latina.
médio oriente:
síria – mais denúncias das nações unidas contra o regime de bashar al-assad: o número de vítimas do conflito já atingiu as nove mil e até as crianças são alvos de tortura.
israel – o maior partido da oposição israelita (kadima) tem um novo líder: shaul mofaz, ex-ministro da defesa e líder das forças armadas, venceu a actual líder tzipi livni conquistando 61,7% dos votos. tanto mofaz como livni já fizeram parte do partido likud, actualmente no poder.
áfrica:
mali – a comunidade económica dos estados da áfrica ocidental irá enviar uma delegação de cinco chefes de estado ao mali, com o objectivo de repor a «ordem constitucional». o bloco tem também uma força de prevenção de paz pronta para actuar no país onde um grupo de militares derrubou o regime democrático na semana passada.
guiné equatorial – dois juízes franceses emitiram um mandado de captura internacional em nome do filho do presidente da guiné equatorial. teodoro obiang mangue é acusado de lavagem de dinheiro.
líbia – cerca de 50 pessoas morreram em confrontos entre grupos rebeldes que lutaram em conjunto para derrubar muammar kadhafi. os conflitos continuam a impedir o regresso do país à normalidade, ameaçando sectores vitais para a sua economia.
ásia-pacífico:
japão – um dos reactores da central nuclear de fukushima daiichi, devastada pelo maremoto de 2011, apresenta níveis de radiação letais e está sem água no sistema de refrigeração.
coreia do norte – pyongyang declara que o muito criticado teste de um míssil balístico capaz de transportar uma ogiva nuclear é um acto pacífico.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt