O Mundo em resumo – 5 de Abril

Rebeldes tuaregues suspendem ofensiva militar no Mali. Em Atenas, regressam os protestos após o suicídio de um cidadão de 77 anos. Nos EUA, a Google revela os óculos do futuro. A actualidade internacional em revista.

europa

grécia: confrontos em frente ao parlamento de atenas após o suicídio de um homem de 77 anos afogado em dívidas e desesperado com as medidas de austeridade.

alemanha: condenação quase unânime ao poema do nobel da literatura günter grass, onde o escritor alerta para a ameaça à paz global representada por um israel nuclear.

médio oriente

síria:novos combates em homs, deraa e nos subúrbios de damasco.

áfrica

líbia: o tribunal penal internacional exige às autoridades interinas de trípoli a extradição imediata de saif al-islam, filho de muammar kadhafi.

mali: rebeldes tuaregues declaram o fim das operações militares, considerando que conquistaram já território suficiente para proclamar um estado independente.

ásia-pacífico

birmânia: estados unidos suavizam sanções após a realização das eleições livres que devolveram à líder da oposição aung san suu kyi um lugar no parlamento.

américas

estados unidos: a google revela detalhes sobre um projecto de desenvolvimento de óculos de realidade aumentada que permitem aos utilizadores receber informação ao vivo sobre o espaço em redor.

argentina:
morre eduardo luis duhalde, o homem que delineou a estratégia legal que conduziu os ex-dirigentes da ditadura militar aos tribunais.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt