europa
ossétia do sul: leonid tibilov, um antigo líder do kgb, venceu as eleições presidenciais desta região separatista da geórgia. o favorito de moscovo obteve bateu por 12% o activista dos direitos humanos, david sanakoyev.
bósnia: com a passagem do 20.º aniversário do início do cerco a sarajevo, sucedem-se os balanços sobre a guerra que acabou com a jugoslávia. a bloomberg foca-se nos avanços da bósnia, enquanto o new york times lembra as tensões ainda existentes.
alemanha: gunter grass, o nobel da literatura alemão que em 2006 chocou o mundo ao admitir ter pertencido às waffen ss de adolf hitler, agitou novamente o mundo judaico ao escrever um poema em que critica um eventual ataque israelita ao irão. o governo israelita proibi-o de entrar no país, mas há quem não concorde com a histeria.
reino unido: mais de 200.000 documentos sobre o titanic são disponibilizados na internet a seis dias do centenário do naufrágio que vitimou cerca de 1.500 pessoas.
médio oriente
síria: rebeldes recusam exigências de última hora de damasco, a 48 horas do início do cessar-fogo proposto por kofi annan. o regime de bashar al-assad exige que os rebeldes se comprometam por escrito a respeitar a trégua.
irão: teerão recusa pré-condições para o reinício das negociações internacionais em torno do programa nuclear iraniano.
arábia saudita: a filha do falecido rei saud, princesa basma bint saud bin abdulaziz, aponta à bbc as reformas que gostaria de ver postas em prática no reino muçulmano.
américas
estados unidos: morreu aos 92 anos o jornalista mike wallace, um dos principais rostos do programa televisivo de informação 60 minutos.
brasil: o el país escreve sobre as romarias de compras dos brasileiros aos estados unidos.
colômbia: as farc matam seis soldados e afirmam que «não estão debilitadas» numa mensagem vídeo.
áfrica
egipto: omar suleiman, antigo vice-presidente de hosni mubarak e ex-líder da secreta egípcia, anunciou a sua candidatura à presidência. um anúncio que só parece agradar aos líderes militares que lideram o país interinamente e a deputados israelitas saudosos do antigo ditador.
nigéria: a explosão de carros armadilhados junto a uma igreja cristã provocou ontem, dia de páscoa, a morte de 68 pessoas na cidade nigeriana de kaduna. a autoria do ataque é atribuída ao grupo islâmico boko haram.
mali: amadou toumani toure, presidente deposto no golpe militar de 22 de março, aceitou a sua demissão do cargo, anunciaram hoje os militares. o acordo, promovido pelo ministro dos negócios estrangeiros do burkina faso, prevê que os militares cedam o poder ao líder do parlamento numa altura em que os rebeldes tuaregues já declararam unilateralmente a independência da região norte do país.
ásia-pacífico
paquistão: os estados unidos enviam uma equipa de especialistas para ajudar as autoridades a resgatar as 135 pessoas soterradas por uma avalanche na caxemira. restam poucas ou nenhumas esperanças para os 124 militares e 11 civis engolidos pela neve no sábado.
coreia do norte: pyongyang realiza os últimos preparativos para o polémico e internacionalmente condenado teste de um míssil de longo alcance, teoricamente capaz de atingir os estados unidos. os países vizinhos, nomeadamente a coreia do sul e o japão, encontram-se em alerta elevado.
indonésia: eleições regionais no aceh, a província separatista arrasada pelo tsunami de 2004. é um teste ao acordo de paz em vigor na única região indonésia onde a charia é lei.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt