europa
noruega: as autoridades de oslo declaram que o assassino em série anders behring breivik está afinal mentalmente apto para ser julgado pela morte de 77 pessoas em julho de 2011.
espanha: a comissão europeia está preocupada com as contas dos governos regionais espanhóis e pede mais dados a madrid.
rússia: ‘peixeirada’ na cerimónia dos ‘óscares’ russos com a apresentadora ksenia sobchak a lançar um ataque contra a actriz chulpan khamatova (mais conhecida pela participação em adeus lenine e luna papa) devido ao apoio desta a vladimir putin. é mais um sinal de que a contestação ao líder russo não cessa e de que o kremlin já não consegue eliminar a crítica no espaço mediático.
américas
brasil: dilma rousseff assina uma série de acordos comerciais com os estados unidos durante a visita à casa branca. o balanço da viagem é essencialmente positivo, apesar da imprensa norte-americana (e do protocolo de obama) ter ignorado a presença da líder brasileira.
estados unidos: facebook compra o serviço de fotografia online instagram por avassaladores mil milhões de dólares.
ásia-pacífico
coreia do norte: as autoridades de pyongyang mostram o país a um grupo de jornalistas estrangeiros (ver vídeo) a poucos dias de um muito contestado teste de um míssil balístico.
afeganistão: pelo menos 18 mortos em dois atentados no sul e oeste do país.
médio oriente
síria: a oposição continua a denunciar ataques do exército sírio apesar de hoje passar a data imposta para o recuo das tropas no plano promovido pela onu, algo que o mne sírio continua a dizer que está a ser feito.
iémen: mais de 120 pessoas morreram num ataque de um grupo ligado à al-qaeda numa base militar no sul do iémen.
áfrica
egipto: a assembleia constituinte, anunciada no mês passado com uma composição maioritariamente islâmica, foi hoje suspensa por um tribunal egípcio, que defende que o órgão não representa a pluralidade da sociedade.
nigéria: continua a subir o número de vítimas dos ataques contra cristãos durante a páscoa.
mali: o líder da revolta militar que derrubou o presidente amadou toumani touré rejeitou a oferta de entrada de tropas estrangeiras para combater a revolta tuaregue no norte do país.
somália: uma bomba escondida num caixote do lixo num mercado da cidade de baidoa, na somália, matou pelo menos 12 pessoas e feriu gravemente outras 30.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt