O Mundo em resumo – 11 de Abril

Sismo abala Indonésia e a orla do Índico. Kofi Anna visita o Irão para tentar a paz na Síria. Adensa-se o clima de guerra no Partido Comunista Chinês. A actualidade internacional em revista.

ásia-pacífico

indonésia:  poderoso sismo de 8.6 graus richter ao largo de aceh (sumatra) desencadeou um alerta de tsunami abrangendo vários países da orla do oceano índico. até ao momento, não são conhecidas as consequências humanas e materiais do abalo.

china: a mulher de bo xilai, o popular político de chongqing, foi acusada da morte de um empresário britânico e o marido afastado do politburo e do comité central do partido comunista chinês. adensam-se espectaculares rumores sobre a luta de bastidores no pcc no ano em que o regime de pequim renova a sua liderança.

filipinas: tensão no mar do sul da china entre navios filipinos e chineses transforma-se em conflito diplomático. manila convocou o embaixador chinês para protestar contra as manobras hostis. os dois países, e também o vietname, a malásia e o brunei disputam o controlo daquele pedaço de mar de grande valor pesqueiro, mineral e logístico.

 

médio oriente

síria: kofi annan visita o irão e afirma que o seu regime pode ser parte da solução para a crise síria.

turquia: a foreign policy lista dez factos relevantes e frequentemente ignorados sobre o país euroasiático, uma potência regional de crescente influência.

áfrica

sudão: intensificam-se os combates por terra e ar entre as forças de cartum e do recém-independente sudão do sul ao longo da fronteira que atravessa importantes reservas petrolíferas.

suazilândia:  protestos nas ruas apesar da proibição de manifestações contra o governo do rei mswati iii. os opositores marcam o 39.º aniversário da dissolução de todos os partidos políticos no pequeno e pobre país africano em que o monarca tem poder absoluto.

 

europa

espanha – com o aumento da pressão dos mercados, ontem os juros da dívida espanhola foram negociados a 6%, sucedem-se os desmentidos em madrid e em bruxelas sobre uma possível/provável entrada da troika no país

reino unido – a justiça britânica condenou 11 anos e meio de prisão o responsável pela destruição de uma loja de mobílias com 140 anos em croydon, londres, durante os distúrbios que afectaram a capital britânica no último verão.

grécia – deverá saber-se hoje em que data os gregos escolherão o seu próximo governo, numas eleições em que as sondagens antecipam o crescimento dos partidos anti-troika

 

américas

peru – nove mineiros que estavam há sete dias presos numa mina a 250 metros de profundidade foram resgatados nas últimas horas

eua – rick santorum anunciou ontem a sua retirada da corrida republicana à candidatura presidencial. se a primeira consequência é confirmar que mitt romney disputará com obama a votação de novembro, há já quem defenda que santorum será o candidato conservador em 2016

nuno.e.lima@sol.pt

pedro.guerreiro@sol.pt