O Mundo em resumo – 12 de Abril

Cessar-fogo sírio a ser cumprido durante as primeiras horas. Conservadores no poder ganham legislativas sul-coreanas. Presidente interino toma posse no Mali. A actualidade em revista.

europa

grécia: atenas marca eleições legislativas antecipadas para 6 de maio numa altura em que as sondagens apontam a subida das formações extremistas e o colapso do bipartidarismo.

frança: sarkozy prevê uma crise económica grave em caso de vitória do rival socialista françois hollande nas presidenciais.

médio oriente

síria: o cessar-fogo negociado por kofi annan aparenta estar a ser cumprido por ambas as partes durante as primeiras horas.

bahrein: polémica em torno da realização de um grande prémio de f1, com várias equipas a pedirem o seu cancelamento por razões de segurança e em reacção à repressão do regime à oposição popular xiita, num dos capítulos menos conhecidos da primavera árabe.

américas

estados unidos: o segurança que matou a tiro o adolescente afro-americano trayvon martin é formalmente acusado de homicídio de segundo grau. o caso está a incendiar as relações entre as diferentes comunidades raciais norte-americanas.

méxico: país é sacudido por dois fortes sismos em menos de 24 horas. não há no entanto registo de vítimas ou danos.

peru:  resgatados os nove mineiros há quase uma semana bloqueados numa mina ilegal.

áfrica

mali:  dioncounda traoré toma posse como presidente interino como parte de um plano para a transição de poder dos militares golpistas do capitão sanogo para as instituições civis de bamako.

argélia: oito dias de luto nacional após a morte do primeiro presidente argelino ahmed ben bella.

ásia-pacífico

coreia do sul:  o partido da nova fronteira, no poder, conquista a maioria absoluta nas eleições legislativas, contra a maioria das previsões. a sua líder, park geun-hye, deverá agora ser a candidata daquela formação conservadora às presidenciais de dezembro.

china: a queda em desgraça do popular líder comunista bo xilai é um ‘assunto menor’ face aos graves desafios económicos, sociais e ambientais que o gigante asiático enfrenta, considera o new york times.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt