O Mundo em resumo – 13 de Abril

Guiné-Bissau regressa ao caos com ataque à residência do primeiro-ministro e vencedor da primeira volta das presidenciais, Carlos Gomes Júnior. Coreia do Norte falha lançamento do míssil. 50 milhões de eleitores latinos avaliarão a presença de Obama na Cimeira das Américas. A actualidade internacional em revista.

áfrica:

guiné-bissau – o país voltou a ser sacudido ontem à noite por um aparente golpe militar ainda com consequências imprevisíveis. segundo o jornalista antónio aly silva, autor do blogue ditadura do consenso, os militares revoltosos dizem estar em causa um «acordo secreto» com angola, assinado pelo presidente interino e pelo primeiro-ministro – ontem atacados.

egipto – o novo parlamento egípcio, onde os partidos islamistas têm maioria, aprovou uma lei que impede membros do antigo regime de se candidatarem a cargos públicos. o projecto, directamente ligado à candidatura do ex vice-presidente de hosni mubarak, é rejeitado pela cúpula militar que mantém o poder interino.

mali – após um golpe militar justificado pela falta de determinação presidencial em combater os rebeldes tuaregues no norte do mali, o novo presidente interino promete «guerra total» aos separatistas.

europa:

europa – o envisat, satélite da agência europeia lançado em 2002, perdeu contacto com a terra e a última imagem que enviou foi a de uma península ibérica sem nuvens.

alemanha – três pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas na sequência de um acidente ferroviário que envolveu um comboio regional que ligava frankfurt a hanau .

sérvia – as autoridades sérvias recuperaram uma obra de cezanne que fora furtada na suíça em 2008 .

américas:

cimeira das américas – o encontro entre líderes americanos começa amanhã em cartagena, colômbia. hugo chávez estará presente apesar da luta contra o cancro, e o desempenho de obama será vigiado pelos 50 milhões de eleitores latinos  que têm a opção de o reeleger em novembro.

eua – ao estilo nicolas sarkozy, o presidente da câmara de newark, em nova jérsia, foi ontem assistido no hospital depois de resgatar vizinhos de um incêndio. cory brooker contará hoje os pormenores da sua história.

médio oriente:

síria – milhares de pessoas saíram às ruas de damasco em manifestação anti-governo que é até ao momento o maior teste à frágil paz alcançada pelo cessar-fogo promovido pela onu.

bahrein – afinal, o grande prémio de fórmula 1 agendado para o bahrein a 22 de abril, irá mesmo realizar-se apesar das muitas dúvidas em torno da segurança no país . 

ásia/pacífico:

coreia do norte – o testo ao míssil balístico, realizado esta madrugada, foi um fracasso. há já quem defenda que a vergonha internacional poderá levar o regime a acelerar um teste nuclear.

birmânia – apesar da grande vitória alcançada nas eleições da semana passada, aung san suu kyi recomenda aos parceiros ocidentais, neste caso o reino unido, para que apenas suspendam as sanções ao regime birmanês em vez de as eliminar definitivamente .

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt