O Mundo em resumo – 16 de Abril

Golpistas guineenses contra intervenção estrangeira. Talibãs atacam Cabul. Breivik começa a ser julgado na Noruega. A actualidade internacional em revista.

europa

noruega: anders behring breivik, o norueguês de 33 anos que há um ano matou 77 pessoas num ataque em oslo, iniciou hoje o julgamento garantindo que agiu em legítima defesa, que não se considera culpado e afirmando não reconhecer a autoridade do tribunal. siga a sessão em directo.

zona euro: os títulos de dívida espanhola com maturidade a 10 anos ultrapassaram hoje a barreira de 6% de juros pela primeira vez em 2012. por outro lado, a dívida alemã é negociada com uma das menores taxas de sempre – 1,628%.

bielorrússia: a alta representante europeia para as relações externas, catherine ashton, elogiou hoje a libertações de dois dissidentes políticos da bielorrússia, incluindo a do homem que enfrentou alexander lukashenko nas presidenciais de 2010.

américas

estados unidos: a zona central dos estados unidos foi atingida por vários tornados no fim-de-semana, registando-se para já seis vítimas mortais.

cimeira das américas: cristina kirchner e o boliviano evo morales abandonaram os trabalhos da cimeira das américas em protesto contra o que a presidente argentina considera ser falta de solidariedade regional perante o conflito com o reino unido sobre as ilhas malvinas. os líderes do continente também não se entenderam quanto ao regresso de cuba à mesa de negociações. já a presença de barack obama ficou marcada pelo atrevimento do seu corpo de segurança pessoal.

médio oriente

egipto: os quatro principais candidatos à presidência egípcia viram as suas candidaturas rejeitadas pela comissão eleitoral, provocando uma nova onda de protestos no país. khairat al-shater, apoiado pela irmandade muçulmana fica de fora devido a um processo judicial que remonta aos tempos de mubarak, enquanto o salafista hazem abu ismail fica impedido devido ao facto de a sua mãe ter nacionalidade norte-americana. já o número dois do antigo regime e preferido dos actuais líderes militares, omar suleiman, não terá arranjado as assinaturas suficientes.

síria: as forças de paz da onu já se encontram em território sírio, mas continuam a surgir informações sobre o avanço das tropas governamentais em homs.

israel: treze activistas pró-palestina foram barrados no aeroporto de manchester, onde aguardavam voo para israel.

áfrica

guiné-bissau: militares golpistas interditam espaço aéreo e marítimo perante o avanço da força de reacção imediata portuguesa para bissau.

sudão: forças de cartum ataca base de um contigente de capacetes azuis das nações unidas no vizinho sudão do sul.

ásia-pacífico

afeganistão:  vaga de ataques dos talibãs contra cabul marca o início da chamada ofensiva da primavera contra as forças governamentais e aliados estrangeiros. a operação de domingo, que visou o parlamento, instalações da nato, um hotel de luxo e várias embaixadas, saldou-se na morte de 36 atacantes, oito membros das forças de segurança e três civis. o presidente afegão hamid karzai critica alegadas falhas de segurança por parte da nato e pede uma investigação séria ao sucedido.

china: o primeiro-ministro wen jiabao declara que a corrupção é a maior ameaça ao domínio comunista em pequim.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt