europa
noruega – anders behring breivik afirmou hoje em tribunal que «voltaria a fazer tudo outra vez». o homem que afirma ser comandante de um sistema de resistência anti-comunista voltou a argumentar que agiu em legítima defesa em nome do seu povo, cidade e país.
nato – ministros da defesa e dos negócios estrangeiros reúnem amanhã e quinta-feira em bruxelas para preparar a cimeira da aliança atlântica que se realizará em maio nos estados unidos. a estratégia de retirada do afeganistão deverá ser o principal tema em cima da mesa.
espanha – o governo de mariano rajoy já estuda todas as hipóteses de retaliação após a decisão de cristina kirchner em nacionalizar a ypf, a maior petrolífera argentina que pertencia à espanhola repsol.
américas
brasil – cerca de 400 prisioneiros da prisão de aracaju iniciaram uma revolta durante o fim-de-semana contra as condições em que vivem, os maus tratos por parte dos guardas e o desrespeito em relação às visitas femininas. os detidos libertaram hoje cerca de 100 reféns sob a promessa das autoridades de investigarem as suas queixas.
eua – a chamada regra buffet, que surgiu depois do milionário warren buffet se queixar de que a sua secretária paga mais impostos do que ele, foi ontem rejeitada pelo senado , que não aceitou o aumento para 30% da taxação às maiores fortunas do país. a regra será um dos principais temas da campanha presidencial que se aproxima.
eua – sara ganim, repórter de 24 anos do patriot-news, jornal regional da pensilvânia, venceu o prémio pulitzer devido a uma reportagem numa escola onde se haviam registado abusos sexuais.
médio oriente
síria – as acusações de violação do cessar-fogo por parte do regime de bashir al-assad sucedem-se, tanto entre os seus opositores como na comunidade internacional . o embaixador dos eua avisou hoje a onu que dialogar com «mentirosos» dificilmente resultará.
bahrein – na semana em que o país receberá um grande prémio de fórmula 1 que esteve em dúvida devido a questões de segurança, a amnistia internacional lembra que já foram detidas mais de 1.500 pessoas desde o início dos protestos e que os direitos humanos continuam a ser violados no país.
áfrica
guiné-bissau – primeiro-ministro e presidente da república interino continuam sob custódia dos militares revoltosos que boicotaram a segunda volta das presidenciais com um golpe na quinta-feira. a cnn cita a junta militar afirmando que libertará os detidos «quando houver condições».
líbia – a bbc avança hoje que o filho de muammar kadhafi, saif al-islam, poderá ser julgado na líbia e não no tribunal criminal internacional.
mali – os militares golpistas voltaram a prender figuras políticas do país, quase uma semana depois de ter devolvido o poder ao então líder do parlamento. entre os detidos estão modibo sidibe, antigo primeiro-ministro, e o líder de um dos principais partidos do país, soumaila cisse.
ásia/pacífico
afeganistão – o governo australiano anunciou hoje que os mais de 1.500 soldados australianos que estão no afeganistão irão regressar até ao final do ano , antecipando assim num ano a anterior data agendada.
coreia do norte – hillary clinton afirma ter o apoio da china numa condenação forte do conselho de segurança da onu ao lançamento de um míssil balístico por parte do regime norte-coreano.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt