europa:
suécia – a ministra da cultura, lena adelsohn liljeroth, enfrenta apelos à sua demissão depois de ter cortado um bolo que representava uma mulher tribal africana.
espanha – continuam as criticas ao rei juan carlos, que se lesionou a caçar elefantes no botswana enquanto o seu país tenta sair de uma crise sem precedentes. o monarca já pediu desculpa.
itália – os responsáveis do museu de arte contemporânea de nápoles decidiram incendiar algumas das suas obras de arte em forma de protesto contra os cortes impostos à cultura italiana.
américas:
méxico – as autoridades mexicanas descobriram 14 corpos desmembrados em nuevo laredo, junto à fronteira com os estados unidos. noutro âmbito, o país está em alerta máximo devido ao vulcão popocatéptl, localizado a cerca de 80km da cidade do méxico.
eua – no último voo, o space shuttle discovery foi à boleia de um boieng até washington, onde ficará exposto num museu.
eua – numa sondagem da cbs e new york times publicada hoje, mitt romney iguala barack obama nas intenções de voto para novembro, ambos com 46%.
médio oriente:
arábia saudita – um activista defensor dos direitos humanos detido numa manifestação em riade há um ano foi condenado a quatro anos de prisão, denuncia a amnistia internacional.
síria – as mulheres dos embaixadores de alemanha e reino unido na onu enviaram um vídeo a asma assad onde exigem que esta consiga parar as acções do marido, bashar al-assad.
áfrica:
guiné-bissau – em mais um sinal de isolamento dos golpistas que na semana passada derrubaram carlos gomes júnior, a guiné-bissau foi suspensa da união africana.
egipto – os candidatos rejeitados pela comissão eleitoral viram os seus recursos rejeitados.
mali – cheick modibo diarra, um antigo astrofísico da nasa que é o representante máximo da microsoft em áfrica, foi nomeado primeiro-ministro interino do mali no rescaldo do golpe militar de março. ao mesmo tempo, a junta militar defende as razões que os levaram a deter membros do anterior regime.
ásia/pacífico:
birmânia – aung san suu kyi, que acabou de ser eleita para o parlamento birmanês após quase 20 anos de prisão domiciliária, irá visitar o reino unido e a noruega em junho, na sua primeira saída do país desde 1989.
índia – o governo de nova deli anunciou que irá testar o lançamento de um míssil balísticos intercontinental capaz de transportar ogivas nucleares.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt