europa:
espanha – mais um sinal de crise: segundo dados do instituto nacional de estatísticas espanhol, o país perdeu habitantes estrangeiros pela primeira vez. mais de 40 mil imigrantes regressaram ao seu país, mas os estrangeiros ainda representam 12,1% da população espanhola.
união europeia – o parlamento europeu aprovou um acordo de partilha de dados pessoais de passageiros aéreos com os serviços de segurança norte-americanos.
noruega – em mais uma sessão do julgamento, anders breivik afirma que tinha planeado três carros-bomba e que treinou a sua matança em videojogos.
américas:
eua – três dos agentes secretos que embaraçaram barack obama durante a cimeira das américas ao serem apanhados com prostitutas em cartagena, no méxico, já foram afastados da agência de serviços secretos do país. outros dez estão na berlinda.
eua – já se especula em torno do nome que acompanhará a candidatura de mitt romney frente a barack obama. a ex secretária de estado, condoleezza rice, e o actual governador de nova jérsia, chris christie, são dos mais falados.
honduras – milhares de famílias hondurenhas ocuparam cerca de 12 hectares de terras agrícolas http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-17762439, numa disputa contra o governo e os proprietários.
médio oriente:
síria – o secretário-geral da onu e principal promotor do plano de paz, ban ki-moon, acusou hoje o regime de bashar al-assad de «falhar na aplicação do cessar-fogo».
iraque – uma série de explosões e tiroteios provocaram a morte de 35 pessoas em seis províncias iraquianas.
áfrica:
sudão – cresce a tensão entre sudão e sudão do sul, com o presidente sudanês omar al-bashir a prometer «libertar» os novos vizinhos dos seus governantes.
egipto – khairat al-shater, o candidato da irmandade muçulmano barrado pela comissão eleitoral, avisa que a transição democrática do país está em perigo.
ásia/pacífico:
birmânia – a bbc avança que a união europeia se prepara para levantar grande parte das sanções que aplicou ao regime birmanês.
china – o governo de pequim mostrou preocupação pelo lançamento bem sucedido de um míssil balístico indiano, que mostra a capacidade de nova deli de atingir território chinês.