Lusoponte beneficiada em 34 milhões

O Governo reintroduziu o pagamento de portagens em Agosto na ponte 25 de Abril para aliviar a despesa do Estado. Mas a renegociação que teve de ser feita do contrato de concessão com a Lusoponte teve como resultado, na prática, que parte do lucro irá para a empresa, ao contrário do que garantiu o Governo.

ou seja, em agosto, por cada automobilista que pagar 1,55 euros de portagem, 62 cêntimos não entrarão nos cofres públicos, mas sim nos dos privados, como a mota-engil, accionista maioritária da lusoponte.

«não nos importamos que a lusoponte ganhe o seu dinheiro desde que assuma o risco integral», justifica o ministério da economia ao sol sobre o facto de a lusoponte ficar com 40% daquilo que seria receita total do estado.

no acordo de reequilíbrio financeiro (fra_ix), assinado entre o estado e a empresa no final de março, fica claro que o estado ficará com verbas relativas à cobrança de portagens até 2019, ficando a lusoponte sem mais obrigações de compensar o estado de 2020 a 2029.

segundo o nono acordo assinado entre o estado e a empresa liderada pelo ex-ministro do psd joaquim ferreira do amaral, até 2019 o_estado irá conseguir poupar 48,5 milhões de euros com o fim da isenção do pagamento de portagens em agosto, medida tomada pelo actual executivo em julho do ano passado. a partir daí, a lusoponte continuará a encaixar o dinheiro e o estado não beneficiará com o facto de os automobilistas pagarem as portagens.

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