O Mundo em resumo – 20 de Abril

Último dia de campanha presidencial em França. Alterações à vista no espaço Schengen. Sudão do Sul prestes a retirar de região petrolífera disputada. A actualidade internacional em revista.

europa

frança e alemanha: os dois países propõem alterações profundas ao funcionamento do espaço schengen, com a possibilidade de reintrodução de controlos fronteiriços durante 30 dias.

frança:
último dia de campanha para a primeira volta das presidenciais de domingo. o socialista françois hollande permanece o candidato favorito nas sondagens, à frente do incumbente nicolas sarkozy.

itália:
o ex-primeiro-ministro silvio berlusconi comparece no julgamento do caso ruby, em que é suspeito de ter pago por actos sexuais com uma menor.

áustria:
a aldeia de fucking tenta mas não consegue mudar de nome. a localidade, cujo nome é similar à palavra inglesa que em português se traduz por ‘f*****’ (sendo no entanto lida com uma pronúncia diferente), apresenta elevados prejuízos devido aos constantes furtos das duas placas toponímicas por turistas estrangeiros. recentemente, foi decidida a troca de nome para fugging, mas já há outra localidade com o mesmo nome e a justiça austríaca terá de desempatar a disputa.

américas


estados unidos:
barack obama, o primeiro presidente norte-americano negro, visita e senta-se no autocarro de onde foi expulsa em 1995 a activista rosa parks, num gesto que galvanizou a luta dos afro-americanos pelos seus direitos civis.

médio oriente

síria: hillary clinton apelou hoje ao conselho de segurança da onu para que adopte sanções mais severas ao regime sírio, após 13 meses de opressão à revolta popular.

bahrein: aumentam os confrontos entre manifestantes e polícia no fim-de-semana em que o país recebe um grande prémio de fórmula 1.


egipto:
milhares de pessoas voltaram a juntar-se hoje na praça tahrir, palco das manifestações que derrubaram hosni mubarak, num protesto contra a liderança militar que se prolonga há um ano.


áfrica

áfrica: um grupo de cientistas britânicos revelou hoje na publicação environmental research letters que o continente africano tem debaixo do solo reservas de água 100 vezes superior aos recursos existentes à superfície.

sudão do sul: o presidente do mais novo país africano anunciou estar disposto a ordenar a retirada dos seus militares do campo petrolífero de heglig, junto à fronteira com o sudão. o campo fora ocupado na semana passada, despoletando uma reacção violenta de cartum.


mali:
o presidente deposto no golpe militar de março, amadou toumani toure, refugiou-se no senegal depois de a junta militar libertar 22 políticos e soldados detidos durante o golpe.

ásia-pacífico

indochina: laos, birmânia e tailândia unem esforços pela primeira vez no combate ao narcotráfico no chamado triângulo dourado da heroína, uma das principais regiões produtoras daquela substância ilícita.

paquistão:
um dos homens mais procurados do momento, o líder talibã adnan rashid, apareceu num vídeo dos talibãs paquistaneses dias após a fuga da prisão. rashid é procurado por planear a morte do então presidente pervez musharraf.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt