Vernizes para homens são nova tendência em Hollywood

O preto clássico, desfilado em jeito de manifesto gótico e roqueiro, a uma exuberância de cores, exibidas como o mais in dos estilos, as garras deles cobrem-se de vernizes e fazem estalar uma nova moda. Com tons para todos os gostos e marcas para todos os bolsos, a recém-globalizada tendência masculina de pintar as unhas…

eleito ‘ícone de estilo’ pelo council of fashion designers of america – uma das autoridades norte-americanas para os assuntos da imagem –, o ‘pirata das caraíbas’ foi o primeiro hollywoodesco a atrair um mundo de atenções para as suas mãos, desde que, no final do ano passado, surgiu com as unhas coloridas de azul.

o momento – que muitos se apressaram a encaixar numa acção de marketing associada ao filme the rum diary – acabou por se converter numa imagem tão poderosa que, em pouco mais de um pincelar de esmaltes, multiplicaram-se as campanhas de promoção aos vernizes masculinos. quase todos denunciados pelo nome.

a marca evolutionman, por exemplo, parece apostada em fixar a tendência de pintar as unhas num processo de evolução do homem, enquanto a alpha nails aposta a sua estratégia de venda no conceito dos machos alfa.

«por que pintar as unhas?», pergunta-se de um lado. «por que não?», questiona-se do outro, num somatório de interrogações invarialmente encerradas num arco-íris de vernizes.

agora, lembra a evolutionman, a velha tradição roqueira de pintar as unhas de preto já passou à história, porque «ninguém precisa de pertencer a uma banda de rock para fazer furor».

al pacino, beckham e seal na jogada

os actores johnny depp, al pacino e zac efron confirmam a máxima, igualmente comprovada no estilo pop de seal e no visual dos futebolistas guti e david beckham.

os exemplos replicam-se além dos eua – com as unhas do actor brasileiro marcello antony na linha da frente – e ajudam a afrouxar as ligações entre a cor das unhas e a orientação sexual.

mas se é verdade que poucos se atrevem a contestar a virilidade de um ‘pirata das caraíbas’ como johnny depp ou de um astro do desporto-rei como david beckham, quantos não julgariam o mais comum dos machos pelo tom do esmalte?

para impedir que a resposta se transforme num entrave ao negócio, as recém-badaladas marcas repetem-se nas imagens de culto heterossexual, invariavelmente focadas num homem de unhas pintadas rodeado por uma audiência de mulheres. sem qualquer verniz de distinção sexual.

paula.cardoso@sol.pt