europa:
ucrânia – as autoridades identificam como acto terrorista as quatro explosões registadas esta manhã em dnipropetrovsk, que provocaram pelos menos 47 feridos. o país está apenas a semanas de receber milhares de adeptos para o euro 2012.
espanha – o desemprego atinge novo máximo, com mais de 50% dos jovens sem trabalho.
holanda – um tribunal aprovou a medida de proibir a venda de cannabis a estrangeiros. a proibição entrará em vigor no próximo mês em três regiões do sul do país e afectará a holanda inteira até ao final do ano.
américas:
eua – num vídeo de campanha eleitoral, bill clinton elogia as decisões de barack obama que levaram à captura e morte de osama bin laden. o tempo de antena acaba a perguntar ao espectador se pensa que mitt romney teria a mesma coragem.
eua – a câmara dos representantes aprovou uma nova lei de combate ao crime online que barack obama ameaçara vetar.
argentina – o governo do reino unido decidiu suspender todas as exportações de material militar para a argentina, à medida que aumenta a tensão em torno das ilhas malvinas.
médio oriente:
síria – uma bomba no centro de damascus matou nove pessoas e feriu outras dezenas.
iraque – pelo menos 13 pessoas morreram após duas explosões na província de diyala.
áfrica:
guiné-bissau – os líderes do bloco regional da áfrica ocidental, cedeao, anunciaram ontem o envio de mais de 500 tropas para bissau, onde terão a missão de proteger os agentes políticos e as instituições do estado.
nigéria – os ataques de ontem a quatro redacções de jornais nigerianos mataram sete pessoas e acentuaram as divisões étnicas e religiosas do país.
sudão / sudão do sul – o conselho de segurança da onu começou a discutir possíveis sanções a aplicar a estes dois países africanos em disputa.
ásia/pacífico:
afeganistão – um membro da nova força de elite afegã matou o seu formador norte-americano, assim como o seu tradutor, após uma discussão. são já 18 os soldados estrangeiros mortos em 2012 por militares afegãos.
japão – diplomatas nipónicos e norte-americanos chegaram a acordo sobre a retirada de nove mil militares dos eua da ilha japonesa de okinawa.
china – um activista chinês invisual conseguiu escapar à prisão domiciliária a que estava sujeito, acusando agora as autoridades de o terem espancado, assim como à sua mulher.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt