europa
espanha: economia volta a entrar em recessão pela segunda vez em três anos com um mergulho de 0,3%.
alemanha: angela merkel pondera boicotar os jogos do euro 2012 na ucrânia devido ao tratamento da ex-primeira-ministra yulia tymoshenko pelas autoridades de kiev. ainda na alemanha, o partido pirata escolhe uma nova liderança para expurgar infiltrados da extrema-direita e preparar o ataque a duas eleições regionais.
grécia: o movimento de extrema-direita helénico amanhecer dourado, mais radical que o partido laos, prepara a entrada no parlamento grego nas eleições de domingo e promete bater-se pela expulsão dos estrangeiros e minar as fronteiras.
médio oriente
bahrain: o opositor do regime abdulhadi al-khawaja, sentenciado a uma pena de prisão perpétua por um tribunal militar, vai ver o seu caso novamente julgado por um tribunal civil, tal como 20 outros críticos da monarquia sunita. al-khawaja está há três meses em greve de fome e é um dos rostos de um capítulo da primavera árabe largamente ignorado pelo ocidente, que mantém boas relações com o bahrein.
síria: ataques de bombistas suicidas matam um número indeterminado de pessoas em idlib, no noroeste do país.
américas
venezuela: o chavismo começa a assumir publicamente a procura candidatos presidenciais alternativos perante a doença de hugo chávez.
colômbia: jornalista francês do le figaro desaparece durante combates entre o exército e as farc.
ásia-pacífico
birmânia: o secretário-geral das nações unidas ban ki-moon é o primeiro dignitário estrangeiro a discursar no parlamento birmanês, onde os deputados da liga nacional para a democracia de aung san suu kyi vão finalmente tomar posse depois de resolvida uma disputa sobre a redacção do juramento que estão obrigados a subscrever.
austrália: o bilionário clive palmer anuncia a construção do titanic ii, uma réplica moderna do malogrado transatlântico britânico. o novo navio, que estará nas águas a partir de 2016, vai ser fabricado na china. o original foi construído em belfast, onde a notícia não caiu bem.
áfrica
líbia: shukri ghanem, ex-ministro do petróleo de muammar kadhafi e dissidente do antigo regime líbio, é encontrado morto nas águas do danúbio, em viena. para já, as autoridades austríacas afastam a hipótese de crime.
sudão: cartum declara o estado de emergência no sul do país, junto à fronteira com o sudão do sul, em mais um passo na intensificação do conflito com a jovem nação vizinha em torno do controlo de uma importante região petrolífera.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt