europa
grécia: o líder socialista evangelos venizelos lança um ultimato ao eleitorado grego a poucos dias das legislativas. «o povo grego terá de dar uma resposta clara sobre se quer seguir um caminho pró-europeu, seguro e responsável, ou outra coisa qualquer», afirmou, aludindo à saída do euro. sondagens indicam que pelo menos 75% dos helénicos querem continuar a ter a moeda única, mas os resultados das eleições são neste momento imprevisíveis, com uma pulverização das intenções de voto entre os dois grandes partidos e uma miríade de forças radicais de direita e de esquerda.
frança: o conservador nicolas sarkozy sobe ligeiramente e encurta a desvantagem para o socialista françois hollande a menos de uma semana da segunda volta das presidenciais. hollande lidera com 53% das intenções de voto contra 47% de sarkozy. está ainda por apurar o impacto do apelo à abstenção proferido esta terça-feira pela candidata da extrema-direita marine le pen. ontem, sarkozy prometeu processar os autores da notícia que indica o contributo financeiro do entretanto falecido ditador líbio muammar kadhafi para a campanha presidencial conservadora de 2007.
reino unido: o magnata dos media rupert murdoch «não é uma pessoa capaz de dirigir uma grande empresa internacional», conclui um relatório do parlamento britânico sobre o escândalo das escutas realizadas por jornalistas do extinto news of the world.
médio oriente
israel: acentuam-se as divisões em telavive sobre um eventual ataque ao irão. o ex-primeiro-ministro ehud olmert junta-se ao grupo de destacadas figuras do estado, do exército e dos serviços secretos israelitas que condenam a ‘obsessão’ do primeiro-ministro benjamin netanyahu sobre uma acção militar contra o programa nuclear de teerão.
iémen: o the guardian visita a ‘miserável utopia’ da al-qaeda no sul do iémen, onde vigora a charia e o grupo terrorista fornece serviços básicos à população.
ásia-pacífico
índia: um naufrágio terá vitimado mais de 100 pessoas. cerca de 150 foram resgatadas das águas do rio bramaputra, no leste do país.
birmânia: o secretário-geral das nações unidas ban ki-moon encontra-se com a líder da oposição aung san suu kyi, a quem agradece os esforços para a resolução de uma curta crise política em torno da tomada de posse dos deputados da sua liga nacional para a democracia.
áfrica
mali: junta militar afirma ter travado contra-golpe em bamako.
egipto: o diplomata pró-ocidental amr moussa e o islamista abdel moneim abol fotouh lideram as sondagens a três semanas das históricas eleições presidenciais.
angola: na bbc, um artigo sobre como angola bate a maioria dos países europeus em serviços de telecomunicações móveis da quarta geração.
américas
colômbia: pelo menos 13 pessoas morreram na queda de um helicóptero militar na costa do mar das caraíbas. as primeiras informações apontam a possibilidade de um mero acidente.
el salvador: um dos países mais violentos do mundo tenta manter uma frágil trégua entre os principais gangues criminosos. a 14 de abril, conseguiu-se a proeza inédita de um dia sem homicídios. diariamente, os salvadorenhos costumam enfrentar um número assassínios superior a 15.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt