O Mundo em resumo – 2 de Maio

Bolívia nacionaliza sector eléctrico. Obama visita Cabul de surpresa. Confrontos fatais no Cairo. Sarkozy e Hollande preparam-se para debate televisivo. A actualidade internacional em revista.

europa

frança: hoje é dia de debate televisivo entre françois hollande e nicolas sarkozy. o candidato socialista continua à frente nas sondagens, a quatro dias da segunda volta das presidenciais.

alemanha:
em mais um capítulo da guerra de patentes entre os gigantes da tecnologia, a motorola consegue que a justiça alemã trave a venda da xbox 360, do windows 7, do internet explorer e do windows media player. em causa está uma patente relacionada com um sistema de vídeo criado pela motorola, empresa que está prestes a ser comprada pela grande rival da microsoft, a google.

azerbaijão:
o palco da edição de 2012 do euro festival da canção é também palco de intensa repressão e censura, revela um relatório secreto do governo alemão.

américas

bolívia: o governo de evo morales anuncia a nacionalização da rede eléctrica, até aqui detida por uma empresa privada espanhola. abre-se uma nova frente na guerra económica entre os governos sul-americanos e madrid, após a nacionalização da filial argentina da petrolífera espanhola repsol.

estados unidos:
cidadão norte-americano de origem bósnia é declarado culpado do planeamento de ataques terroristas – nunca perpetrados – contra o metropolitano de nova iorque.

estados unidos:
porta-voz homossexual do candidato presidencial republicano mitt romney demite-se duas semanas após a nomeação devido a uma vaga de ataques do sector mais conservador do grand old party.

médio oriente

israel: justiça hebraica conclui que a morte de 21 membros de uma família palestiniana durante a ofensiva de 2008-2009 contra gaza não foi um crime de guerra.

síria: cessar-fogo está a ser violado pelos dois lados em conflito, confirmam as nações unidas.

ásia-pacífico

afeganistão: o presidente norte-americano barack obama visitou de surpresa cabul, fechou um acordo sobre o futuro da aliança americano-afegã e sublinhou o compromisso de «terminar o trabalho» e acabar a guerra no território. a visita foi marcada por um atentado na capital afegã que matou pelo menos sete pessoas.

china: o dissidente chen guangcheng deixou a embaixada norte-americana em pequim, onde tinha tomado refugido depois de fugir da prisão domiciliária, e foi levado para um hospital. especula-se sobre um acordo entre estados unidos e china que poderá permitir a libertação posterior do crítico do regime. no entanto, e oficialmente, pequim exige um pedido de desculpas de washington por uma «interferência inaceitável» nas questões internas chinesas ao acolher o activista na sua embaixada através de «meios anormais».

áfrica

egipto: pelo menos nove mortos em ataque contra manifestação à porta do ministério da defesa no cairo pelo afastamento do salafista hazem salah abu-ismail da corrida presidencial.

eritreia: país lidera o ranking mundial da censura, seguindo da coreia do norte, síria, irão, guiné equatorial, uzbequistão, birmânia, arábia saudita, cuba e bielorrússia.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt