O Mundo em resumo – 3 de Maio

Debate violento entre Sarkozy e Hollande beneficia socialista francês. Moscovo ameaça com ataque militar contra escudo anti-míssil na Europa Central. Estados Unidos ajudam Filipinas a meio de disputa com a China, onde o dissidente político Chen Guangcheng pede agora para abandonar o país. A actualidade internacional em revista.

europa

frança: hollande sai vencedor do decisivo e verbalmente violento debate televisivo presidencial com sarkozy. aqui, a crónica do sol.

rússia:
moscovo diz-se pronta a utilizar «força destrutiva preventivamente» se os estados unidos avançarem com o controverso plano de um escudo anti-míssil na europa central.

noruega:
reveladas fotografias da investigação policial ao massacre cometido pelo extremista anders behring breivik. estas ilustram o extenso arsenal do terrorista.

médio oriente

síria: protesto de estudantes anti-regime termina com a intervenção das autoridades, acusadas de matar quatro pessoas numa residência universitária em alepo.

iraque: o julgamento de tariq al-hashemi, o antigo vice-presidente que era a principal figura sunita do governo de coligação de maioria xiita, foi adiado para 10 de maio. hashemi, acusado pelos seus antigos parceiros governamentais de terrorismo, está exilado em istambul, turquia, e não irá comparecer à sessão judicial..

américas

estados unidos: o anúncio era esperado há muito. newt gingrich confirmou o fim da campanha presidencial e declarou apoio ao rival mitt romney, admitindo que o republicano moderado é «a única alternativa conservadora a obama».

argentina: bomba explode em frente à representação da união europeia em buenos aires. por sorte, o atentado da madrugada de terça-feira não feriu ninguém. a polícia investiga a pista anarquista.

ásia-pacífico

china: permanecem confusos os contornos da saída do dissidente chinês chen guangcheng da embaixada norte-americana em pequim, onde tinha há dias tomado refúgio. se informações iniciais davam conta de uma saída de livre vontade e da prestação de garantias por parte das autoridades chinesas, agora chen declara que está a ser impedido de falar com responsáveis norte-americanos, que não se sente seguro no país e que quer partir para os estados unidos no avião de hillary clinton, que se encontra em pequim para conversações bilaterais com o regime comunista. a reunião é ensombrada pelo caso.

filipinas: o governo de manila anunciou que os estados unidos irão triplicar o valor da sua cooperação militar com o país num momento de crescente tensão entre as filipinas e china em torno de uma disputa sobre a soberania da ilha huangyan.

coreias: seul acusa o vizinho do norte de ter tentado perturbar o sistema de navegação aérea do país.

áfrica

cedeao:bloco regional reunido em dacar, capital do senegal, para discutir as crises do mali e da guiné-bissau. o pm guineense carlos gomes júnior e o presidente interino raimundo pereira, ambos depostos pelos militares a 12 de abril, participam nas conversações.

egipto: junta militar reitera promessa de abandonar o poder a 1 de julho.

nigéria:dezenas de mortes num ataque contra um mercado de gado em potiskum, yobe, nordeste do país. para já, a imprensa local aponta para uma disputa entre comerciantes, e não para um novo ataque dos islamistas do boko haram.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt