Ferreira de Oliveira: ‘A estratégia é estarmos em toda a cadeia de valor’

Em termos estratégicos como é que se explica esta aposta, quando a Galp tem vindo a reiterar que, cada vez mais, quer focar-se na exploração e produção de petróleo?

A estratégia da Galp é de estar presente e de criar valor em todas as etapas da cadeia de valor. Isso passa por crescer no upstream, mas também por aproveitar as oportunidades nos mercados mais a jusante. E neste momento, o mercado doméstico de electricidade é claramente uma área em que podemos criar valor para os clientes e para a empresa.

O objectivo é compensar as quebras que estão a registar-se na comercialização de combustíveis?

Não. O objectivo da Galp Energia é de ter uma carteira de produtos o mais completa possível, que sirva as necessidades dos nossos clientes. Hoje acrescentámos mais um, a electricidade.

Que balanço faz do negócio de venda de electricidade a empresas?

É um negócio em que todos os principais operadores estão presentes de forma agressiva, e em que a Galp Energia tem vindo a afirmar-se com sucesso, dispondo já de uma carteira importante de grandes clientes.

A energia comercializada no retalho vai ser comprada pela Galp no mercado spot ou este novo negócio significa que a Galp vai retomar a aposta na produção, nomeadamente, com a central de ciclo combinado?

Nesta fase, a Galp Energia vai actuar essencialmente como comercializadora, comprando a electricidade de que necessita no mercado grossista, ou seja, na pool.

tania.ferreira@sol.pt