O Mundo em resumo – 8 de Maio

Hoje é a vez dos esquerdistas do Syriza procurarem formar Governo na Grécia. Ucrânia cancela cimeira regional após boicote europeu. Israel não vai afinal ter eleições antecipadas. A actualidade internacional em revista.

europa:

grécia: a segunda força mais votada nas legislativas de domingo, a coligação syriza de alexis tsiripas, tenta hoje formar governo depois dos conservadores da nova democracia de antonis samaras terem fracassado na procura de aliados. tal como aconteceu ontem, é improvável a celebração de qualquer acordo, dada a irredutibilidade dos comunistas gregos, que recusam colaborar com o syriza, e as profundas divergências entre a formação esquerdista e os partidos de sistema nd e pasok sobre o programa de ajustamento da troika.

ucrânia: kiev cancela cimeira regional prevista para 11 e 12 de maio em ialta depois de vários chefes de estado terem anunciado um boicote ao encontro. mais uma vez, no centro da polémica está o tratamento da ex-primeira-ministra yulia tymoshenko, detida, pelas autoridades ucranianas.

espanha:vive madrid o seu momento lehman brothers? o banco bankia deverá esta semana receber uma injecção de milhares de milhões de euros dos cofres públicos. as acções da instituição estão em queda livre e o presidente rodrigo rato foi forçado a bater com a porta.

frança: primeiro acto oficial do presidente eleito françois hollande, que comemorou ao lado do chefe de estado cessante nicolas sarkozy o 67º do fim da segunda guerra mundial na europa.

médio oriente:

israel: benjamin netanyahu surpreende o país e, pouco mais de 24 horas após ter convocado eleições antecipadas, fecha um acordo com o partido centrista kadima para a constituição de um governo de unidade nacional. está aparentemente garantida a estabilidade governativa procurada pelo primeiro-ministro conservador.

iraque: interpol emite um mandado de captura internacional contra o vice-primeiro-ministro iraquiano tariq al-hashemi, acusado pelo próprio governo de financiar e promover ataques terroristas. al-hashemi, um importante político sunita, estará refugiado na turquia.

américas:

eua – rick santorum, a figura conservadora que mais
problemas criou à nomeação de mitt romney, anunciou hoje o seu apoio ao adversário republicano de obama nas presidenciais de novembro.

méxico – o primeiro debate televisivo entre
candidatos presidenciais foi ofuscado pela roupa, ou falta dela, de uma das
assistentes de produção
.


 

áfrica:

áfrica do sul – um tribunal de pretória incumbiu hoje
as autoridades do país de investigar as acusações de tortura a membros da
oposição do zimbabué
em 2007.

rd congo – as tropas congolesas reconquistaram o
controlo total da região de masisi,
no leste do país. declarado o cessar-fogo, o regime estabeleceu quarta-feira
como prazo limite para a rendição dos rebeldes comandados pelo ruandês bosco
ntaganda.

 

ásia/pacífico:

índia – em visita à índia, hillary clinton apelou a
um maior empenho paquistanês na luta contra o terrorismo e exigiu a detenção de hafiz saeed, fundador do grupo lashkar-e-taiba,
responsável pelos ataques de mumbai em 2008.


 
china – a al-jazeera em inglês anunciou hoje que irá
encerrar a sua delegação de pequim devido à recusa das autoridades chinesas em renovar o visto da correspondente
da cadeia árabe.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt