O Mundo em resumo – 9 de Maio

Continuam as negociações para um novo Governo na Grécia, agora com os esquerdistas a exigirem a ruptura com a troika. Avião com 46 pessoas desaparece dos radares na Indonésia. Iulia Timochenko é transferida para um hospital.

europa

grécia: o líder da coligação de esquerda syriza irá hoje receber os partidos que aceitaram o resgate financeiro da grécia nas negociações para a formação de um novo governo, mas já afirmou exigir que esses partidos renunciem às promessas feitas à troika.

ucrânia: a antiga primeira-ministra iulia timochenko foi transferida da prisão para um hospital, onde será tratada por um médico alemão.

ibéria: a visão espanhola, através do el país, da cimeira ibérica que decorre no porto.

américas

estados unidos: o twitter recusa obedecer a uma decisão judicial que obriga os seus responsáveis a revelar mensagens antigas de um manifestante do movimento occupy wall street.

estados unidos: o bombista escolhido pelo braço da al-qaeda no iémen para atacar os estados unidos no último domingo era um agente duplo que se encontrava entre os terroristas ao serviço dos serviços secretos dos eua e arábia saudita. as informações dadas pelo agente permitiram aos eua lançar um ataque que vitimou fahd al-quso, um dos responsáveis pelo bombardeamento do uss cole em 2000.

colômbia: a guerrilha marxista colombiana anunciou o fim das negociações com o governo em torno da libertação do jornalista francês romeo langlois, capturado pelas farc há 10 dias.

médio oriente

síria: camião armadilhado rebenta junto a caravana de veículos de observadores das nações unidas em deraa. seis militares sírios ficaram feridos.

iémen: al-qaeda mata 32 soldados iemenitas no sul do país.

ásia-pacífico

indonésia: avião russo em voo de teste desaparece dos radares com 46 pessoas a bordo. entre os passageiros estão altos quadros de companhias aéreas indonésias que testavam o novo sukhoi superjet 100, uma aeronave com que a rússia pretende aumentar a sua fatia no mercado mundial da aviação comercial.

paquistão: norte-americano de 70 anos sequestrado pela al-qaeda. refém afirma que a sua vida está em perigo. «a minha vida está nas suas mãos, presidente obama», declarou numa mensagem gravada. governo de washington recusa negociar com a rede terrorista.

áfrica

argélia: país prepara-se para as eleições legislativas de quinta-feira, apesar da reduzida expectativa em relação a um escrutínio livre. a contestação ao regime autoritário de abdelaziz bouteflika permanecerá tímida devido ao receio maior de uma nova ascensão do islamismo radical, conta o the guardian.

zimbabué:
governo de harare considera «irrelevante» a decisão da justiça sul-africana de investigar violações de direitos humanos no país de mugabe.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt