europa
grécia: o líder do pasok evangelos venizelos tenta hoje formar governo. os socialistas são a terceira força a procurar um acordo de governação.novas eleições em junho continuam a ser o cenário mais provável para a resolução de mais uma crise política em atenas.
frança: a despedida de sarkozy no seu último conselho de ministros: «podem estar orgulhosos do que alcançámos juntos».
alemanha: serviços sociais afogados por nova vaga de imigrantes romenos e búlgaros.
médio oriente
síria: atentados bombistas matam mais de 40 pessoas em damasco. oposição ao regime de bashar al-assad é a principal suspeita.
iraque: região autónoma do curdistão flagelada por escândalos de corrupção.
américas
estados unidos: numa declaração histórica, barack obama declara apoio aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. o republicano mitt romney responde que «matrimónio é a união entre um homem e uma mulher».
estados unidos: a ex-candidata presidencial republicana michele bachmann surpreende e torna-se cidadã suíça.
méxico: nova descoberta macabra: pelo menos 15 corpos encontrados esquartejados em duas carrinhas nos arredores de guadalajara. será um novo episódio da guerra entre narcotraficantes. na semana passada, foram encontrados 23 corpos decapitados ou enforcados em nuevo laredo.
ásia-pacífico
indonésia: encontrados os destroços do sukhoi superjet 100 que se despenhou ontem com 45 pessoas a bordo durante um voo de demonstração para potenciais compradores da nova aeronave russa. entre as vítimas estão 33 indonésios, oito russos, dois italianos, um norte-americano e um francês, entre empresários, pilotos, engenheiros, diplomatas e jornalistas.
china/filipinas: pequim avisa os seus cidadãos de que não estão seguros nas filipinas, país com que a china mantém uma disputa sobre áreas de jurisdição marítima. é mais um episódio de uma polémica que os analistas temem que degenere num conflito mais grave.
áfrica
argélia: hoje é dia das primeiras eleições legislativas desde 1991 e os islamistas moderados esperam voltar a obter importantes ganhos. mas há fraco entusiasmo por parte do eleitorado, num país ainda ferido pela carnificina que se seguiu ao último escrutínio.
sudão: regresso à violência entre norte e sul, após alguns dias de trégua e de esperança de novas negociações.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt