europa
grécia: novas eleições são cada vez mais certas perante a impossibilidade da formação de um novo executivo, confirma o jornal grego kathimerini. as consequências poderão ser dramáticas: a revista alemã der spiegel considera que é tempo de atenas admitir a derrota e abandonar a zona euro o mais cedo possível. no new york times, a directora do huffington post, arianna huffington, escreve sobre a ‘tragédia grega’.
alemanha: derrota pesada da cdu de merkel nas eleições estaduais da renânia do norte-vestefália, o maior ‘land’ germânico. analistas falam também da derrota nas urnas das políticas de austeridade.
vaticano: o papa bento xvi deverá decretar este mês a reintegração na igreja católica do controverso e ultraconservador movimento da sociedade s. pio x, opositor do concílio vaticano ii.
médio oriente
síria: pelo menos 23 soldados mortos por rebeldes na província de homs.
irão: agência nuclear das nações unidas exige acesso a uma instalação militar suspeita de albergar parte do programa nuclear iraniano. conversações diplomáticas arrancam em viena.
áfrica
argélia: islamistas denunciam ‘grande manipulação’ dos resultados das eleições legislativas da semana passada e fazem ameaças veladas de revolta.
uganda:capturado comandante e estratega militar do lra de joseph kony.
américas
méxico: narcotraficantes ‘semeiam’ pedaços de 49 corpos numa estrada no norte do país, em mais um macabro episódio da guerra entre cartéis.
estados unidos: três administradores executivos do banco jpmorgan chase vão demitir-se esta semana após perdas de 2 mil milhões de dólares em operações de investimento altamente especulativas. o caso lesou a imagem e as contas daquele que era considerado o banco que melhor atravessou a crise de 2008, e veio relançar o debate em torno de uma maior regulação da indústria financeira. ainda nos estados unidos, o novo ceo da yahoo demite-se após a polémica em torno do seu ‘embelezado’ cv, que referia a conclusão de uma licenciatura nunca frequentada.
ásia-pacífico
china: sobrinho do dissidente chen guangcheng é acusado de homicídio voluntário. o crime terá acontecido quando a casa do suspeito foi invadida por homens em busca do seu tio.
nepal: pelo menos 21 mortos em queda de avião nos himalaias.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt