O Mundo em resumo – 15 de Maio

Sarkozy já não mora no Eliseu. Vice-Presidente argentino enfrente Justiça. Conflito sírio já chegou ao Líbano. A actualidade internacional em revista.

europa:

reino unido – rebekah brooks, ex-directora do news of the world, vai ser julgada por obstrução à justiça  durante a investigação sobre a prática de escutas telefónicas ilegais na redacção do jornal. o seu marido e outros quatro funcionários do antigo tablóide também serão julgados.

alemanha – os sociais-democratas alemães (spd), que derrotaram a cdu de angela merkel nas eleições regionais na renânia do norte-vestefália, juntaram-se hoje a françois hollande na exigência de medidas promotoras de crescimento  como condição para o apoio ao pacto fiscal promovido pela chanceler.

grécia – o presidente grego, karolos papoulias, encontra-se hoje com cinco líderes partidários do país em mais uma tentativa de formar um governo de unidade nacional que afaste os receios de uma crise política que leve à saída do país do euro.

frança – françois hollande tomou posse esta manhã e o nome do primeiro-ministro será anunciado às 15h portuguesas. jean-marc ayrault é o nome que circula nos meios de comunicação franceses.

américas:

argentina – o vice-presidente de cristina kirchner, amado boudou, irá ser julgado por enriquecimento ilícito.

eua – na guerra dos anúncios, chegou a vez de barack obama retratar mitt romney como um homem que acabou com mais postos de trabalho do que aqueles que ajudou a criar.

bolívia – o presidente evo morales enfrenta a oitava semana de contestação social, com vários sectores a prolongarem uma greve geral de três dias que devia ter terminado ontem.

médio oriente:

irão – um cidadão iraniano condenado pela morte de um cientista nuclear do país em 2010 foi hoje enforcado, anunciaram os meios de comunicação locais. majid jamali fashi, 24 anos, foi acusado de estar a trabalhar às ordens de israel.

israel – os prisioneiros palestinianos que estavam em greve de fome em centros de detenção israelitas, alguns em jejum desde fevereiro, aceitaram hoje suspender o protesto por uma semana depois de lhes ser prometido um melhoramento das condições de vida a que são sujeitos.

líbano – o conflito entre o regime sírio de bashar al-assad e a sua população já chegou a tripoli, no vizinho líbano.

áfrica:

somália – as forças da união europeia realizaram a primeira operação a base piratas em território somali, anunciando a destruição de dezenas de embarcações.

líbia – a nato está a ignorar a chacina de civis na líbia – quem o diz é a human rights watch.

república central africana – forças ugandesas capturaram um aliado próximo de joseph konny, o criminoso de guerra celebrizado numa recente campanha do youtube.

ásia/pacífico:

japão – a eléctrica japonesa tepco, detentora da central nuclear de fukushima, anunciou hoje a perda de 10 mil milhões de dólares, culpando o desastre ambiental provocado pelo tsunami de 2011 pelos catastróficos resultados financeiros.

china – pequim irá receber no domingo uma cimeira entre as três maiores economias asiáticas: japão e coreia do norte negociarão com os anfitriões um acordo de comércio livre.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt