europa
bósnia: uma passagem da mão pela garganta enquanto o olhar desafiador se fixava nos familiares de vítimas e nos sobreviventes de srebrenica – foi esta a principal contribuição do general sérvio ratko mladic na primeira sessão do julgamento onde responde pelos crimes cometidos durante a guerra dos balcãs, incluindo o de limpeza étnica.
alemanha: não foi fácil a chegada de françois hollande a berlim, mas o primeiro encontro com angela merkel ficou marcado pela insistência na salvação da grécia e na promessa de que a «liderança franco-alemã» será retomada em breve.
grécia: esgotadas todas as hipóteses de entendimento, a grécia agendou novas eleições para 17 de junho.
américas
colômbia: uma explosão na colômbia matou duas pessoas e feriu dezenas, incluindo o ex-ministro do interior fernando londono – o alvo do ataque, segundo o presidente juan manuel santos.
méxico – o cartel dos zetas, um dos maiores grupos de traficantes no méxico, espalhou cartazes pelo norte do país garantindo que os 49 corpos decapitados encontrados no domingo não são da sua responsabilidade. também no méxico, de registar a morte do escritor carlos fuentes.
ásia-pacífico
indonésia: novos dados sobre o acidente do avião russo sukhoi superjet 100 que se despenhou na semana passada nos arredores de jacarta durante um voo de demonstração. num acto de excesso de confiança, o piloto terá descido para uma altitude perigosa numa área vulcânica para demonstrar as capacidades do aparelho. terá sido essa a causa do desastre.
china: o dissidente chen guangcheng denuncia abusos contra a sua família num telefonema ao congresso norte-americano.
áfrica
guiné-bissau: carlos gomes júnior e raimundo pereira estão em portugal, onde são hoje recebidos pelo presidente da república cavaco silva e por representantes dos estados-membros da cplp. tudo indica que se mantém o apoio dos países lusófonos aos líderes guineenses depostos a 12 de abril, apesar do apoio da cedeao e dos estados unidos ao presidente interino serifo nhamadjo.
serra leoa: ex-presidente liberiano charles taylor expressa «tristeza e solidariedade» para com as vítimas de crimes de guerra na serra leoa. taylor está a ser julgado em haia pelo seu envolvimento naquele conflito e por crimes como assassínio, violação e mobilização de crianças-soldado. o antigo líder de 64 anos enfrenta uma pena de até 80 anos de prisão.
médio oriente
israel: declaração explosiva do ministro do interior eli yishai: a maioria dos imigrantes africanos estão envolvidos em actos criminosos e deveriam ser detidos.
síria: atentado e troca de tiros matam entre 20 e 50 pessoas em khan sheikhoun, província de idlib, durante uma visita de observadores das nações unidas.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt