grécia: panagiotis pikramenos, presidente do conselho de estado, tomou ontem posse como primeiro-ministro interino. sem acordo entre os principais partidos gregos, o parlamento será agora dissolvido e o país avança para novas eleições, já marcadas para 17 de junho.
frança: o novo governo gaulês não vai ratificar o pacto fiscal europeu.
alemanha: angela merkel demite o ministro do ambiente, norbert röttgen, depois do líder conservador da renânia do norte-vestefália ter sofrido uma derrota histórica nas eleições estaduais de domingo.
bósnia: julgamento em haia de ratko mladic é interrompido sine die pelo juiz presidente alphons orie devido a erros da equipa de acusação.
áfrica
guiné-bissau: em lisboa, carlos gomes júnior e raimundo pereira consolidam apoios da cplp e recusam reconhecer o presidente interino nomeado pela cedeao, serifo nhamadjo.
chade: depois do mar de aral, o lago chade é o próximo grande corpo de água em risco de desaparecer. mais de 30 milhões de pessoas que vivem na região, entre o chade, a nigéria, o níger e os camarões, estão a médio prazo em risco de fome e pobreza.
médio oriente
turquia/israel: ancara acusa telavive de violar o seu espaço aéreo. é mais um episódio da tensão diplomática entre estes dois antigos aliados, agora intensificada pela descoberta de petróleo e gás no mediterrâneo oriental.
síria/líbano: apoiantes e opositores de assad combatem no norte do líbano, durante anos um país-satélite de damasco.
américas
estados unidos: serão os eua de barack obama ainda um país branco? segundo os registos civis, os nascimentos brancos são agora uma minoria, e a maioria dos bebés norte-americanos é de outra etnia ou grupo racial.
méxico: generais do exército detidos por suspeita de ligações ao narcotráfico.
ásia-pacífico
indonésia: um nadador francês sem membros iniciou uma volta ao mundo em natação completando uma primeira etapa entre a papua-nova guiné e a indonésia. é uma história notável de resistência e superação contada pela bbc.
coreia do norte: autoridades de pyongyang detêm 29 tripulantes de três embarcações chinesas num acto de raro de confrontação perante pequim.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt