europa:
espanha – o banco espanhol bankia viu as suas acções suspensas nos mercados perante os relatos que dão conta da necessidade urgente de um resgate financeiro.
frança – françois hollande está hoje em cabul, afeganistão, onde já garantiu que todas as tropas de combate francesas sairão do país até ao final do ano.
ucrânia – a duas semanas de receber o campeonato europeu de futebol, o país vive um momento político conturbado como ficou bem claro nas imagens de violência que chegaram do parlamento.
américas:
eua – o senado norte-americano decidiu anular o envio de 33 milhões de dólares para o paquistão. o dinheiro, previsto em programas de cooperação, corresponde a um milhão por cada ano de condenação de shakil afridi, o médico paquistanês que ajudou a localizar osama bin laden.
eua – num relatório sobre a evolução dos direitos humanos, o departamento de estado norte-americano critica duramente o irão e a síria enquanto deixa elogios às reformas na birmânia.
méxico – milhares de estudantes protestaram ontem nas ruas da cidade do méxico contra o que dizem ser o favorecimento da comunicação social ao candidato presidencial enrique pena nieto.
médio oriente:
irão – as negociações nucleares entre teerão e os cinco membros permanentes do conselho de segurança da onu mais a alemanha terminaram ontem. as parcas conclusões, que adiam a discussão para nova ronda negocial em moscovo, serviram para afastar o cenário de guerra iminente.
síria – brig-gen aqil hashem, um antigo alto oficial do regime de bashar al-assad, apelou hoje à chegada de uma força internacional que seja capaz de estancar o genocídio que diz estar em marcha.
áfrica:
egipto – os primeiros resultados provisórios indicam que os candidatos que passarão à segunda volta das presidenciais egípcias serão mohamed morsi, apoiado pela irmandade muçulmana, e o candidato militarista ahmed shafiq.
zimbabué – a alta comissária da onu para os direitos humanos, navi pillay, apelou hoje às potências ocidentais para suspenderem as sanções ao zimbabué e ao seu presidente robert mugabe até à realização de eleições.
ásia/pacífico:
birmânia – aung san suu kyi participará num fórum económico que se realiza na próxima semana na tailândia, levando a que saia do país pela primeira vez em 24 anos.
china – chen guangfu, irmão do dissidente cego que esta semana chegou aos estados unidos, fugiu hoje da sua residência em shandong para pequim. o objectivo é encontrar advogados que defendam o seu filho, acusado de matar um polícia que invadiu a sua residência após a fuga de chen guangchang para a embaixada norte-americana em pequim.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt