O Mundo em resumo – 30 de Maio

Charles Taylor condenado a 50 anos de prisão. Mitt Romney conquista os 1.144 delegados necessários à nomeação republicana. Assange perde recurso contra extradição para a Suécia. A actualidade internacional em revista.

europa

zona euro: mais um dia conturbado. o financial times começou por anunciar que o bce tinha chumbado os planos de espanha para ajudar o bankia. mais tarde, o bce e madrid desmentiram o chumbo, com gafes à mistura. entretanto, a comissão europeia veio juntar-se a mariano rajoy e defender que o bce ajude directamente a banca europeia. nos mercados, os juros da dívida espanhola e italiana continuam na zona vermelha.

reino unido: o fundador do wikileaks julian assange perde o recurso contra a ordem de extradição para a suécia, onde deverá ser julgado por suspeitas de crimes sexuais. o australiano ainda não esgotou todas as vias legais para contestar a decisão.

áfrica

libéria: o ex-presidente charles taylor é condenado a 50 anos de prisão por crimes de guerra na serra leoa.

guiné-bissau: o ex-chefe do exército zamora induta, o presidente da cne desejado lima e o ex-ministro do interior costa gomes são detido na gâmbia.

américas

estados unidos: o republicano mitt romney ultrapassa a fasquia dos 1.144 delegados necessários à aprovação oficial da sua candidatura à presidência dos eua. em novembro, enfrenta o chefe de estado democrata barack obama nas urnas.

colômbia: o tribunal penal internacional vai investigar as suspeitas de mais de 3.000 execuções extrajudiciais perpetradas entre 2002 e 2008.

médio oriente

síria: nações unidas descobrem indícios de novas execuções sumárias.

israel: ministro da defesa ehud barak admite retirada unilateral dos territórios ocupados em caso de novo fracasso nas negociações com os palestinianos.

ásia-pacífico

birmânia: aung san suu kyi é recebida entusiasticamente na tailândia, na sua primeira visita ao exterior em mais de duas décadas.

china: distúrbios após a morte de um trabalhador migrante que lutava por receber salários em atraso.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt