O Mundo em resumo – 1 de Junho

Brasil torna público o arquivo da ditadura. Egipto sai do Estado de Emergência 31 anos depois. Zona euro com desemprego recorde. A actualidade internacional em revista.

europa:

zona euro: a taxa de desemprego atingiu novo máximo entre os 17 países da moeda única europeia. ao mesmo tempo, os índices de produtividade caem a pique.

irlanda: os resultados provisórios do referendo de ontem, que contou com muito pouca participação, apontam para uma vitória do ‘sim’ na adesão irlandesa ao pacto fiscal europeu.

bélgica: a detenção de uma mulher que se recusou a retirar o véu islâmico em bruxelas levou a um protesto que deixou dois polícias feridos durante um ataque a uma esquadra.

 

américas:

eua: john edwards, que tentou ser o candidato presidencial democrata por duas vezes, viu hoje a justiça abandonar o caso que o acusava de usar fundos da campanha para esconder uma relação com uma ajudante da mulher que estava internada no hospital.

eua: os 69 mil empregos criados nos estados unidos em maio não chegaram para impedir nova subida do desemprego, que afecta já 8,2% da população.

brasil: mais de 16 milhões de páginas do arquivo da ditadura brasileira (1964-1985) estarão disponíveis para consulta pública a partir de 17 de junho.

 

médio oriente:

israel/palestina: um soldado israelita e um combatente palestiniano morreram hoje num confronto junto à fronteira da faixa de gaza. o incidente é o primeiro mortal entre as duas partes nos últimos três meses.

síria: navi pillay, comissário da onu para os direitos humanos, junta-se às vozes que alertam para a iminência de uma guerra civil na síria à medida que surgem mais relatos de massacres levados a cabo por forças do regime.

 

áfrica:

egipto: foi decretado o fim do estado de emergência no egipto, 31 anos depois da sua instauração. a decisão história surge na véspera de se conhecer o veredicto do julgamento do ex-ditador hosni mubarak, que recorrera à medida após a morte do seu antecessor anwar sadat.

somália: um relatório do banco mundial indica que desapareceram milhões de dólares da ajuda monetária internacional ao país.

 

ásia/pacífico:

tailândia: o movimento das t-shirts amarelas, que em 2008 levaram o então presidente thaksin shinawatra ao exílio, paralisou hoje os trabalhos do parlamento em protesto contra um plano de reconciliação que poderá trazer shinawatra de volta à política tailandesa.

birmânia: discursando no fórum económico mundial, aung san suu kyi apelou hoje à comunidade internacional para permanecer atenta às promessas de reforma feitas pelo regime militar do seu país.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt