O Mundo em resumo – 11 de Junho

Espanha terá empréstimo ligado à austeridade. Quénia em luto nacional. Birmânia em estado de emergência. A actualidade internacional em revista.

europa:

espanha: o governo de mariano rajoy tenta descolar o termo resgate ao empréstimo internacional aos seus bancos, mas bruxelas avisa que a chegada do dinheiro está dependente do cumprimento do pacto de estabilidade.

os irlandeses ainda tiveram esperança que um tratamento diferente a madrid lhes valesse uma renegociação do acordo, mas merkel exigiu que a espanha fosse tratada da mesma forma.

frança: françois hollande deverá contar com uma maioria de esquerda na assembleia nacional se a segunda ronda das legislativas na próxima semana confirmar os resultados de ontem.

reino unido: o primeiro-ministro david cameron confirmou hoje que «há poucos meses» se esqueceu da filha de oito anos num restaurante após o almoço de domingo.

américas:

méxico: o debate televisivo entre os candidatos presidenciais mexicanos ficou marcado pelos ataques de josefina vasquez mota, candidata do actual poder, ao adversário do pri, enrique pena nieto, o grande favorito para a votação de 1 de julho.

venezuela: com a camisola da selecção nacional vestida, henrique capriles liderou o primeiro grande evento de uma campanha eleitoral em que espera acabar com 13 anos de governo de hugo chávez.

médio oriente:

síria: abdelbaset sayda, o curdo que foi recentemente apontado como líder das forças opositoras ao regime de bashar al-assad, apelou hoje à deserção de membros do governo ao mesmo tempo que os relatos continuam a indicar a existência de autênticos massacres de civis por todo o país.

áfrica:

quénia: foram decretados três dias de luto nacional pela morte do ministro da segurança interna george saitoti após a queda de um helicóptero que vitimou também um assistente do ministro e outras quatro pessoas.

mali: a organização de estados da áfrica ocidental (cedeao) avisou hoje os rebeldes tuaregues no mali que não hesitará em usar a força se estes não devolverem o controlo de várias cidades no norte do país.

ásia/pacífico:

birmânia: confrontos entre budistas e islâmicos na região de rakhine deixaram sete mortos e levaram o governo a decretar o estado de emergência.

paquistão: seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas com a explosão de uma bicicleta junto ao um autocarro na província do baloquistão.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt