O Mundo em resumo – 12 de Junho

Milhares de russos exigem novas eleições. Lagarde dá três meses para salvar o euro. Chávez lança recandidatura. A actualidade internacional em revista.

europa:

rússia: milhares de pessoas juntaram-se nas ruas de moscovo para exigir novas eleições presidenciais no país, apesar das operações policiais nas casas de várias figuras da oposição.

espanha: o presidente do supremo tribunal, carlos dívar, é acusado de pagar as suas deslocações e férias com dinheiro público.

zona euro: christine lagarde afirmou em entrevista à cnn que os líderes europeus têm três meses para salvar a moeda única.

 

américas:

venezuela: hugo chávez desfez as dúvidas sobre os efeitos do seu estado de saúde na recandidatura presidencial e registou-se para as eleições de outubro.

bahamas: um barco com imigrantes haitianos naufragou ao largo das bahamas e provocou a morte de pelo menos 11 pessoas.

 

médio oriente:

síria: os estados unidos denunciam novo massacre, a onu alerta para a existência de crianças a servir como escudos humanos e até a rússia admite que a situação está a ficar mais alarmante.

bahrein: o mais jovem preso político do baherein, ali hasan (11 anos), foi hoje libertado e aguardará julgamento em liberdade.

 

áfrica:

burkina faso: o parlamento aprovou uma lei que garante uma amnistia para todos os presidentes do país desde a conquista da independência, em 1960. a oposição rejeitou a proposta que diz defender o presidente blaise compaore, no poder desde que liderou um golpe militar em 1987.

malawi: a cimeira de julho da união africana vai-se realizar na sede da instituição, na etiópia, devido à rejeição do malawi em receber o presidente do sudão omar hassan al-bashir.

 

ásia/pacífico:

birmânia: a violência sectária continua a marcar o dia-a-dia da região de rakhine, no oeste da birmânia, onde nos últimos cinco dias morreram 25 pessoas e dezenas ficaram feridas em confrontos entre budistas e muçulmanos.

china: pequim permanece na lista de países que serão abrangidos nas sanções norte-americanas aos compradores de petróleo iraniano, que entrarão em vigor no próximo dia 28.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt