os resultados são os da marktest, e não os oficiais, uma vez que a gfk ainda não enviou os ficheiros de audiência de ontem, para serem trabalhados.
desde dia 1 de março que a empresa – que agora mede oficialmente o número de espectadores que vê tv – tem enviado com atraso os dados para avaliação. quando era a marktest a medir audiências em portugal, todos os dias os dados estavam disponíveis às 8h30. no entanto, com a gfk os atrasos têm sido constantes.
as falhas começaram logo no segundo dia em que a caem (comissão de análise de estudos de meios) passou a considerar as audiências da gfk – e não as da marktest – como válidas. o maior erro verificou-se a 6 de março, cujos dados correctos ainda não foram divulgados.
auditoria por revelar
entretanto, continua-se à espera do relatório da auditoria ao sistema de medição de audiências da gfk, que deverá indicar falhas e apontar soluções. recorde-se que tanto a rtp como a tvi têm sido muito críticas em relação aos resultados apresentados pela empresa liderada por antónio salvador.
contactados pelo sol, nem a caem nem a gfk adiantam quando serão divulgadas as conclusões dos auditores da pricewaterhouse coopers.