Álcool, sexo e futebol

Um jogo de futebol tem 90 minutos, se excluirmos os descontos. Regra geral, os jogadores dão tudo o que têm para ganharem. Umas vezes conseguem-no, outras não.

é a vida, como diz o outro. em portugal, o futebol é levado ao extremo e um jogo que tem a duração de hora e meia acaba por ser dissecado por longas horas em directos sucessivos na televisão. qualquer jogada, qualquer frase merecem vasta análise de comentadores encartados que vão debitando palavras atrás de palavras. faz-me alguma confusão, apesar de ser adepto da modalidade, que se perca tanto tempo a fazer leituras de coisas tão simples como um falhanço de um avançado ou um erro do árbitro.

também regra geral, os comentadores debitam as suas sentenças ao sabor dos resultados. um jogo que estava empatado até quase ao apito final registava um resultado justo, mas se houver um golo no último instante, a equipa que sofreu o golo não fez tudo para evitar a derrota. não é um exclusivo português, mas por estas terras ninguém quer ficar fora das pontuações. por vezes dá vontade de rir.

um jogador de futebol não tem de ser um especialista em pessoa ou um entendido em chopin. precisa é de saber jogar e de respeitar os seus adversários.

neste europeu, muito se tem debatido questões extra-jogo. que perderam muito tempo em actividades lúdicas, que não estavam concentrados, etc. a selecção alemã, que tem por hábito ganhar mais do que as outras, goza de um estatuto raro. os jogadores podem beber às refeições, podem receber a companhia das mulheres nos dias de folga e, mal dos males, podem fumar fora das ditas refeições. se isto se passasse com a selecção portuguesa não sei o que se diria. ou melhor, se se soubesse… ainda há dias alguém ligado à hotelaria me contava as peripécias de uma das melhores selecções que portugal já teve – nos últimos tempos. a equipa quando estava hospedada num hotel lusitano procurava trocar as voltas aos responsáveis federativos e não lhes faltava vinho nos quartos – um dos jogadores era fanático por vinho verde. outro tinha um quarto alugado para uma amiga especial. fumavam que se fartavam às escondidas. nunca saiu uma linha sobre o assunto e puderam jogar à vontade sem a brigada dos costumes a trocar-lhes as voltas. foram longe na competição, embora não a tenham ganho. a verdade, por muito que se diga o contrário, é que desde que ganhem podem até não dormir. embora não acredite que tal seja possível…. precisam é de ter consciência que estão ali para ganhar e que só devem fazer o que seja consentâneo com a vitória, como diriam os alemães.l

vitor.rainho@sol.pt