O Mundo em resumo – 18 de Junho

Bloco pró-troika vence na Grécia. Socialistas triunfam em França. Egipto à beira de um confronto total entre militares e islamistas. A actualidade internacional em revista.

europa

grécia: nova democracia (centro-direita) vence as legislativas de domingo com 29,6% dos votos. com o pasok (centro-esquerda, 12%), o bloco pró-troika conseguirá formar um governo maioritário. os esquerdista do syriza subiram a votação face a maio, mas ficaram no segundo lugar com 26,9%. os resultados em detalhe na página do ministério grego do interior.

frança: os socialistas conseguem a maioria absoluta na segunda volta das legislativas, concedendo a françois hollande poderes quase absolutos: faltou só a maioria de dois terços nas duas assembleias para o ‘presidente normal’ conseguir alterar a constituição. outros destaques: ségolène royal falha eleição; frente nacional elege três deputados, mas não marine le pen; o modem de bayrou não vai além dos 2,3%. todos os resultados aqui.

áfrica

egipto: militares decretam novos e extensos poderes legislativos para si próprios, ao passo que a irmandade muçulmana declara ter vencido as presidenciais do fim-de-semana. resultados oficiais só serão conhecidos até quinta-feira.

mali: islamistas radicais do norte tuaregue rejeitam independência da região. preferem antes lutar pela imposição da charia em todo o país.

ásia-pacífico

china: ‘taikonautas’ chegam à estação espacial tiangong-1, em mais uma etapa da odisseia chinesa no cosmos.

américas

estados unidos: morreu rodney king, o homem no centro do episódio que desencadeou os mortíferos motins de los angeles em 1991. foi encontrado morto numa piscina, com sintomas de intoxicação.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt