europa
espanha: o presidente do supremo e do conselho superior de magistratura espanhola demitiu-se hoje na sequência de um escândalo de viagens particulares pagas com dinheiros públicos.
grécia: antonio samaras já tomou posse como primeiro-ministro de uma governo de coligação a três. hoje deverão ser anunciados os nomes dos ministros.
médio oriente
síria: um coronel da força aérea síria voou hoje para a jordânia, onde pediu asilo político.
gaza: o hamas diz-se disposto a declarar um cessar-fogo após três dias de confrontos com as forças israelitas, cujos ataques aéreos mataram oito palestinianos desde segunda-feira.
turquia: a força área turca bombardeou várias bases curdas no iraque, numa operação que surge no rescaldo da morte de oito militares turcos em combate com rebelde curdos no sul da turquia.
ásia-pacífico
paquistão: depois de destituir o primeiro-ministro yousuf raza gilani, o tribunal constitucional paquistanês emitiu uma ordem de prisão para o homem que era apontado como próximo chefe de governo, makhdoom shahabuddin.
austrália: uma embarcação com 200 pessoas em busca de asilo naufragou hoje junto a uma ilha australiana.
áfrica
egipto: comissão eleitoral adia anúncio do resultado das presidenciais para o fim-de-semana, adensando a tensão política no cairo. as autoridades pedem tempo para analisar centenas de queixas de irregularidades.
nigéria: o norte do país está sob recolher obrigatório após uma vaga de atentados dos islamistas do boko haram, seguida de actos de represália, que vitimaram pelo menos 101 pessoas.
sahel: a seca está a intensificar os efeitos da crise de refugiados provocada pelo conflito do mali, conta a al-jazeera. o burkina faso é o principal destino de quem foge da violência e da instabilidade.
américas
uruguai: governo vai permitir venda legal de marijuana para combater o tráfico ilegal e dissuadir o consumo de drogas pesadas.
brasil: militares vigiaram dilma rousseff durante o governo sarney. esta é a mais recente revelação do chamado ‘arquivo da ditadura’, um acervo de ficheiros sobre 308 mil cidadãos brasileiros elaborados ao longo de três décadas pela secreta da ditadura militar e do governo de josé sarney, actual presidente do senado.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt