O Mundo em Resumo – 25 de Junho

Militares sírios em fuga para a Turquia. Lugo denuncia «golpe parlamentar» no Paraguai. Espanha formaliza pedido de ajuda à banca. A actualidade internacional em revista.

europa:

espanha: madrid formalizou hoje o pedido de resgate ao seu sistema bancário no valor de 100 mil milhões de euros.

escócia: o país prepara-se já para um referendo à independência anunciado pelo governo para 2014. trabalhistas, conservadores e liberais-democratas iniciaram já a campanha pelo ‘não’.

grécia: antonis samaras deve falhar o primeiro conselho europeu desde que foi reeleito primeiro-ministro: o líder grego recupera de uma operação à retina.

américas:

paraguai: fernando lugo considera a sua destituição da presidência um «golpe parlamentar contra a civilização e a democracia» e juntou-se às vozes que exigem manifestações. e promete ser ele a representar o país na próxima cimeira da mercosur, que se realiza no final da semana.

méxico: pelo menos 26 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas quando um autocarro caiu de uma ravina em guerrero.

médio oriente:

síria: três dias depois de alvejar um avião da força aérea turca, o governo sírio vem garantir que não existe «hostilidade» face a ancara, justificando o abate com a violação do espaço aéreo sírio. ao mesmo tempo, sucedem-se as notícias de militares sírios em busca de refúgio na turquia.

áfrica:

egipto: mohamed morsi, o candidato da irmandade muçulmana, foi anunciado como vencedor das presidenciais egípcias, afastando os receios de um prolongamento do regime militar. morsi irá formar governo, mas subsistem as dúvidas quantos aos poderes reais da presidência.

ásia/pacífico:

índia: foi detido o presumível autor moral dos ataques de 2008 em bombaim, onde morreram 166 pessoas.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt