O Mundo em Resumo – 26 de Junho

Tiroteio no aeroporto da cidade do México. Deslizamento de terras mata centenas no Uganda. Japão duplica o valor do IVA, para 10%. A actualidade internacional em revista.

europa:

chipre: a pequena nação mediterrânica tornou-se o quinto país da zona euro a pedir o resgate financeiro aos parceiros internacionais.

união europeia: as instituições da ue apresentaram um documento, antecipando o conselho europeu do final da semana, onde defendem medidas de maior integração, como a criação de uma tesouro europeu e de uma união bancária.

espanha: a agência de notação moody’s reduziu o rating de 28 bancos espanhóis, deixando apenas sete fora da categoria lixo.

américas:

méxico: três polícias morreram ontem num tiroteio com barões da droga no aeroporto internacional da cidade do méxico.

bolívia: sucedem-se as cenas de violência num momento em que o governo de evo morales encara um protesto policial como uma tentativa de golpe de estado.

médio oriente:

síria: em mais uma consequência do abate de um caça turco no espaço aéreo sírio, o primeiro-ministro turco racip tayyip erdogan anunciou no parlamento que as tropas sírias que se aproximarem da fronteira entre os dois países serão encaradas como uma ameaça militar. e a nato já se colocou do lado turco.

áfrica:

uganda: um deslizamento de terras no uganda terá deixado mais de 450 pessoas soterradas.

egipto: à medida que mohamed mursi vai formando aquele que será o seu governo, sucedem-se as reacções à vitória do candidato da irmandade muçulmana: na síria, a oposição a assad fala em «empurrão moral», na palestina o hamas adivinha o «reconhecimento internacional».

ásia/pacífico:

japão: o governo nipónico conseguiu aprovar no parlamento a parte mais ambiciosa da sua reforma fiscal: dobrar o valor do iva, para 10%, nos próximos três anos.

coreia do sul: a pressão da união europeia resultou e seoul anunciou que irá suspender a importação de petróleo iraniano a partir de 1 de julho, devido à recusa europeia de cobrir com seguro os navios mercantes que transportem o ouro negro da república islâmica.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt