Extinção de tribunais revolta PSD

O novo mapa judiciário suscita duras críticas dos próprios sociais-democratas. E segundo o SOL apurou, o vice-presidente Jorge Moreira da Silva teve esta semana a agenda preenchida, a receber autarcas na sede do partido.

«este projecto é um ‘documento-mártir’ feito por tecnocratas» – diz ao sol o cabeça-de-lista eleito por bragança, adão silva. ou seja, servirá para ser criticado e «terá que ser trabalhado» porque é preciso «mais moderação, mais prudência e mais diálogo» com os autarcas.

a proposta, recorde-se, prevê um maior número de encerramentos de tribunais precisamente em zonas onde o psd tem forte implantação. o líder da distrital de vila real, domingos dias, diz que é «uma proposta descabida e que não está bem fundamentada», representando «um desastre para o distrito». «a ministra representa o ministério, mas o governo tem mais governantes e a última palavra será da assembleia da república», lembra.

a associação nacional de municípios portugueses, liderada por fernando ruas, já anunciou que vai recorrer das decisões de fecho de tribunais para o tribunal europeu dos direitos do homem e para o tribunal europeu de justiça.

helena.pereira@sol.pt