O Mundo em resumo – 27 de Junho

Merkel e Hollande reúnem-se em Paris, sem perspectiva de qualquer acordo sobre as eurobonds. Vários incidentes graves com imigrantes ilegais em África e ao largo da Austrália. A actualidade internacional em revista.

europa

alemanha: dois dias antes de mais um decisivo conselho europeu, angela merkel declara que não haverá eurobonds ‘enquanto for viva’. holanda, finlândia e áustria estão com berlim na oposição à mutualização das dívidas europeias. hoje, a líder alemã está em paris para limar arestas com o presidente francês françois hollande.

reino unido: a rainha isabel ii e o antigo líder do ira martin mcguinness encontram-se pela primeira vez, num acto que simboliza a normalização das relações entre comunidades e agentes políticos na outrora insurrecta irlanda do norte.

américas

méxico: candidato favorito à vitória nas presidenciais de domingo, enrique peña nieto é suspeito de ter sido favorecido pelo principal canal televisivo do país, a televisa, a troco de milhões de euros.

médio oriente

síria: bashar al-assad admite que o país vive em ‘verdadeiro estado de guerra’ e pede ao seu governo que dirija os esforços de toda a nação rumo à vitória no conflito armado com os rebeldes.

ásia-pacífico

austrália: mais de 120 pessoas são salvas ao largo da ilha christmas, a noroeste da austrália, após o naufrágio de uma embarcação com imigrantes ilegais. no fim-de-semana, outro incidente terá resultado na morte de uma centena de pessoas. a maioria dos ilegais é proveniente de países em conflito como o afeganistão.

áfrica

tanzânia: pelo menos 42 pessoas morrem sufocadas num camião que transportava ilegalmente cerca de uma centena de imigrantes do malawi. é o segundo grave incidente do género a ocorrer este mês naquela região. dia 21, pelo menos 47 etíopes morreram no lago malawi, a caminho da áfrica do sul.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt