europa:
frança: serão hoje divulgadas as conclusões da investigação ao acidente da air france que em 2009 ditou a perda de 228 vidas num voo que ligava o brasil a paris.
reino unido: a polícia britânica deteve hoje seis pessoas numa operação anti-terrorista que envolveu também buscas em oito residências.
inglaterra: um espectáculo de laser marcará hoje à noite a inauguração do edifício mais alto da europa. conheça os pormenores do shard, erguido nas margens do rio tamisa, em londres.
américas:
méxico: após as acusações de fraude eleitoral realizadas pelo candidato derrotado, lopez obrador, a comissão eleitoral do méxico ordenou a recontagem parcial dos votos das presidenciais do último domingo.
eua: várias tempestades deixaram ontem mais de um milhão de norte-americanos sem electricidade durante as celebrações do dia da independência.
médio oriente:
palestina: a viúva de yasser arafat juntou-se às vozes que pedem a exumação do corpo do antigo líder palestiniano na sequência da investigação que detectou polónio na sua escova de dentes e roupas.
áfrica:
mali: milhares de pessoas juntaram-se hoje na capital bamako para protestar contra a ocupação do norte do país, apelando à mobilização popular uma vez que o exército não mostra intenção de combater os rebeldes.
senegal: o novo presidente, macky sall, obteve uma estrondosa vitória nas eleições legislativas, com o seu partido a eleger 119 dos 150 deputados da nação.
ásia/pacífico:
japão: o desastre nuclear de fukushima, que se seguiu ao tsunami que atingiu o japão em 2011, foi um evento «profundamente» marcado por «erros humanos», concluiu um relatório do parlamento nipónico.
china: a barragem das três gargantas, a maior de todo o planeta, está finalmente a operar na sua máxima capacidade, com os 32 geradores em funcionamento.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt