O Mundo em resumo – 9 de Julho

Espanha para lá da linha vermelha dos 7% de juros. Rússia acusada de negligência perante cheias mortíferas. Kofi Annan reuniu com Assad. A actualidade internacional em revista.

espanha: juros da dívida acima dos 7% a poucas horas da reunião do eurogrupo. madrid prepara novas medidas de austeridade e acaba de subir o iva.

rússia: governo acusado de negligência nas cheias que mataram pelo menos 170 pessoas este fim-de-semana no sul do país.

frança: canal de televisão teve acesso às gravações das conversações entre o terrorista suicida merah e as autoridades. polícia investiga fuga de informação.

noruega: exportações de crude podem parar perante greve no sector petrolífero. em causa a exigência dos trabalhadores das plataformas petrolíferas offshore de direito à reforma com pensão completa aos 62 anos, argumentando que se trata de uma profissão de desgaste acelerado.

médio oriente

síria: o enviado especial da onu kofi annan teve uma «conversa construtiva» com o presidente bashar al-assad em damasco.

qatar: mais um perfil interessante do pequeno grande actor da nova ordem mundial.

américas

bolívia: evo morales anuncia nacionalização de importantes explorações de prata.

áfrica

egipto: novo presidente morsi ordena reinício dos trabalhos parlamentares depois da justiça do cairo ter decidido dissolver a assembleia. é um primeiro braço de ferro entre o chefe de estado islamista e o regime ainda controlado pelos militares.

sudão do sul: jovem país assinala primeiro aniversário sem muitos motivos para festejar.

ásia-pacífico

afeganistão: comunidade internacional promete 16 mil milhões de dólares para o desenvolvimento e estabilização do país da ásia central.

china: polícia salva 3.600 crocodilos de acabarem no menu de restaurantes.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt