O Mundo em resumo – 16 de Julho

Combates pesados na capital da Síria. União Africana escolhe mulher para liderar organização. A actualidade internacional em revista.

europa

alemanha: tribunal constitucional só anunciará veredicto sobre o fundo europeu de estabilização financeira em setembro, atrasando a estratégia comunitária de combate à crise das dívidas soberanas.

hungria: criminoso de guerra nazi cúmplice no assassínio de 15.700 judeus é detectado em budapeste

reino unido: o aeroporto de heathrow espera o seu dia mais agitado de sempre com o início da chegada de milhares de atletas olímpicos à capital inglesa.

médio oriente

síria: cruz vermelha fala em guerra civil e a capital damasco é desde o fim-de-semana palco de intensos combates.

ásia-pacífico:

timor-leste: pelo menos um morto em confrontos após o anúncio da exclusão da fretilin do novo governo liderado por xanana gusmão.

coreia do norte: comandante do exército norte-coreano ri yong-ho foi afastado de todos os cargos oficiais. oficialmente, por motivos de saúde. analistas mostram-se cépticos em relação à razão apontada e sugerem uma luta política no seio do regime estalinista.

áfrica

união africana: organização escolhe primeira mulher líder, a sul-africana dlamini-zuma, ex-mulher do presidente jacob zuma.

líbia: o chefe do comité olímpico líbio terá sido sequestrado em trípoli.

américas

cuba: um cargueiro mercante com medicamentos e comida chegou a havana vindo de miami. é a primeira vez em 50 anos que se realiza uma ligação marítima oficial entre estados unidos e cuba.

el salvador: na foreign policy, a história de como um bispo católico está a conseguir travar a violência num dos países mais perigosos do mundo.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt