O Mundo em resumo – 17 de Julho

HSBC lavou dinheiro de cartéis mexicanos. Chávez lidera sondagens. Combates aproximam-se do centro de Damasco. A actualidade internacional em revista.

europa:

reino unido: o hsbc, maior banco da europa, é acusado pelo senado norte-americano de ter ajudado a lavar dinheiro sujo de várias origens de todo o mundo, incluindo de cartéis de droga mexicanos. o banco aceita a responsabilidade e diz que fará «tudo para corrigir o que correu mal».

turquia: as autoridades de istambul já conseguiram controlar um incêndio num arranha-céus da cidade.

américas:

venezuela: hugo chávez tem uma vantagem de 15 pontos percentuais nas sondagens que antecipam as eleições presidenciais venezuelanas de 7 de outubro.

médio oriente:

síria: no dia em que koffi annan se encontrará com o presidente russo vladimir putin, os combates à volta da capital damasco intensificam-se.

israel: em visita oficial a jerusalém, hillary clinton abordou a transição egípcia, a ameaça iraniana e voltou a falar da primavera árabe como uma «oportunidade».

áfrica:

somália: a explosão de um carro-bomba matou ontem um ex-ministro do comércio da somália e feriu outras seis pessoas em mogadíscio. ao mesmo tempo, a al-jazeera defende numa reportagem que a milícia al-shabab está a perder influência no país.

ásia/pacífico:

japão: pelo menos 27 pessoas morreram devido às chuvas torrenciais dos últimos dias, que deixaram também três mil pessoas retidas na província de fukuoka.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt