O Mundo em Resumo – 18 de Julho

Nigéria quer ser indemnizada pela Shell em cinco mil milhões. Banco do Vaticano sobrevive a teste de transparência. Governo israelita nas mãos de Lieberman. A actualidade internacional em revista.

europa:

vaticano: o tão esperado relatório europeu sobre a transparência dos negócios do instituto das obras religiosas ilibou o banco do vaticano das principais acusações a que era sujeito. mas não deixa de criticar a falta de capacidade do banco em detectar transacções suspeitas.

hungria: as autoridades húngaras detiveram hoje o agente nazi de 97 anos que no início da semana foi descoberto pelos jornais britânicos em budapeste.

américas:

colômbia: cerca de uma centena de indígenas atacaram uma base militar em cauca, alegando que a presença do exército na região atrai os ataques da guerrilha marxista farc.

chile:dois militares chilenos na reforma foram detidos sob acusação de, em 1974, terem torturado até à morte o pai da antiga presidente michelle bachelet.

médio oriente:

israel: a saída do kadima da coligação governamental deixou o primeiro-ministro benjamin netanyahu em maus lençóis. a sobrevivência do governo está agora dependente do líder dos ultra-nacionalistas e ministro dos negócios estrangeiros, avigdor lieberman.

síria: no dia em que o ministro da defesa foi vítima de um ataque suicida ao ministério, o conselho de segurança da onu votará hoje sobre uma nova ronda de sanções ao regime de bashar al-assad.

áfrica:

nigéria: a agência reguladora nigeriana recomendou hoje ao parlamento a imposição de uma multa de cinco mil milhões de dólares à petrolífera shell devido ao impacto ambiental do derrame ocorrido em dezembro passado ao largo de bonga.

áfrica do sul:nelson mandela celebra hoje o seu 94.º aniversário e a data foi assinalada por milhões de crianças sul-africanas.

ásia/pacífico:

coreia do norte:kim jong-un foi nomeado marechal para poder substituir o chefe do estado-maior que destituiu no domingo.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt