europa
bulgária: atentado suicida contra turistas israelitas na costa do mar negro faz pelo menos sete vítimas mortais. israel acusa o irão e ameaça responder em força.
alemanha: adensa-se o escândalo em torno de uma investigação negligente à célula terrorista neo-nazi de zwickau, responsável por uma vaga de assassínios ao longo da última década. sabe-se agora que o ministério alemão do interior ordenou a destruição de dossiês sobre actividades extremistas. a eliminação de outros ficheiros sobre este e outros casos tinha já ditado a demissão recente do líder da secreta germânica. as novas notícias fazem agora virar as atenções para o governo, para além de comprometerem ainda mais a imagem dos serviços de segurança.
médio oriente
síria: prosseguem os combates em vários bairros da capital damasco, um dia após o devastador atentado suicida que decapitou a cúpula militar do regime de bashar al-assad. no conselho de segurança da onu, discute-se um novo pacote de sanções – que rússia e china poderão novamente vetar.
egipto: morreu nos estados unidos omar suleiman, antigo chefe da secreta de mubarak, ex-vice-presidente egípcio e pré-candidato às presidenciais de junho (afastado pela comissão eleitoral razões técnicas). sofria de problemas respiratórios mas a sua morte, aos 76 anos, surpreendeu família e colaboradores.
américas
gronelândia: um icebergue do tamanho de manhattan soltou-se do glaciar de petermann e representa a prazo um grave risco para a navegação no atlântico noroeste. e poderá ser mais um sintoma do aquecimento anormal do planeta.
áfrica
tunísia: o país não está nas mãos dos islamistas, faz questão de sublinhar o presidente moncef marzouki, num discurso na assembleia nacional francesa.
zanzibar: prosseguem as buscas pelos cerca de 100 passageiros desaparecidos após o naufrágio de um ferry, na quarta-feira.
ásia-pacífico
coreia do norte: ditador kim jong-un é promovido a marechal, dias após o afastamento de várias figuras de topo das forças armadas norte-coreanas. o título junta-se a tantos outros do mais jovem chefe de estado do mundo (28 anos): líder do comité nacional de defesa, secretário-geral do partido dos trabalhadores, líder do comité militar central, membro do politburo e comandante supremo das forças armadas.
china: o cambodja extradita para pequim o arquitecto francês patrick devillers, uma das personagens centrais da intrincada trama política e policial em torno de bo xilai.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt