europa:
inglaterra: andy coulson, antigo chefe da comunicação do primeiro-ministro britânico david cameron, e rebekah brooks, ex-directora executiva da news corporation, vão responder em tribunal pelo envolvimento nas escutas ilegais obtidas no telefone de milly dowler, uma rapariga de treze anos que depois de ser raptada foi encontrada já sem vida.
espanha 2: «estamos pior do que a irlanda», afirmou hoje o ex-governador do banco de espanha, chamado a depor na comissão parlamentar sobre a crise.
alemanha: a moody’s avaliou negativamente o rating aaa da alemanha, colocando a notação máxima da maior economia europeia em risco.
américas:
peru: ollanta humala, que está prestes a assinalar o primeiro aniversário na presidência do peru, mudou seis dos seus 19 ministros numa primeira remodelação atribuída à forte contestação social que se faz sentir no país.
cuba: a família do dissidente oswaldo paya, que no domingo foi vítima de um acidente rodoviário, acusa o governo de ter ‘mão’ no sucedido.
médio oriente:
síria: os combates continuam em damasco e em homs, com motins nos estabelecimentos prisionais que os rebeldes temem que se tornem alvos dos massacres governamentais.
áfrica:
egipto: o presidente mohamed morsi nomeou hoje hesham qandil, ministro da irrigação durante o último governo provisório, como novo primeiro-ministro. qandil terá agora a missão de formar governo.
sudão: o governo de cartum rejeitou uma proposta do sudão do sul sobre os custos do transporte de petróleo, argumentando que primeiro prefere entender-se quanto à segurança fronteiriça.
ásia/pacífico:
japão: um estudo independente concluiu que tanto o regulador da energia nuclear japonesa como o operador da central de fukushima continuam vulneráveis apesar das novas regras adoptadas, aumentando o receio em torno da segurança dos 50 reactores nucleares do país.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt