O Mundo em resumo – 25 de Julho

Gronelândia perde 97% da calota polar em 4 dias. Espanha tenta evitar resgate. Morre o Presidente do Gana. A actualidade internacional em revista.

europa

espanha: rajoy explora todas as hipóteses possíveis para evitar pedir um resgate financeiro total, titula o el país.

finlândia: a nossa solidariedade tem limites, avisa a ministra das finanças jutta urpilainen.

reino unido: dupla depressão é a mais grave em 50 anos, revelam dados hoje publicados. segundo os analistas, uma das razões do mau desempenho da economia britânica está nos feriados extra decretados por ocasião do jubileu da rainha.

médio oriente

síria: depois de damasco, a batalha de alepo. é na segunda cidade síria que se concentram agora os combates entre os rebeldes e as forças do regime.

américas

estados unidos: o mais recente massacre do colorado voltou a colocar a polémica do posse de armas no centro do debate público norte-americano, mas o primeiro efeito prático da tragédia é o aumento da venda de armas.

gronelândia: depois do aparecimento de um gigantesco icebergue no atlântico norte, surge a notícia do um súbito degelo da calota polar da ilha, sem precedentes na sua rapidez e dimensão: 97% em apenas quatro dias.

áfrica

gana: morreu vítima de cancro o presidente john atta mills, eleito em 2009, que procurava a reeleição em dezembro.

congo: helicópteros das nações unidas atacam rebeldes do movimento m23.

ásia-pacífico

tajiquistão: dezenas de mortos em combates na região autónoma de gorno-badakhshan, leste do país, entre forças do governo e de um ex-líder rebelde.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt